Orquestras
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de julho de 1976
O Royal Albert Hall, em Londres, está para a música como o Carnegie Hall, em Nova York, sem ser uma sala elitista, de [programação] restrita aos criadores eruditos, é, entretanto uma grande sala de concertos, onde se apresentam as grandes artistas populares em eventos especiais. Assim, um disco gravado ao vivo currículo de qualquer músico - seja vocalista, instrumentista ou maestro.
Para o alemão Bert Kaempfert, 49 anos, maestro, arranjador, pianista, clarinetista, saxofonista e acordeonista, sem dúvida, o concerto que regeu a 22 de abril de 1974 - portanto há dois anos, no Royal Albert Hall, teve especial significado. Pois, para um instrumentista múltiplo e de origens populares, que chegou a posição de maestro após muitos anos de duro trabalho, a sua aceitação num grande concerto representa o coroamento de carreira. Nascido em Hamburgo, em 1928 e tendo estudado na Hamburg School of Music, só em 1962, Bert Kaempfert passou a ser mais conhecido no Exterior, quando sua composição "Afrikan Beat" [estourou] nas paradas de todo o mundo. Assim, a Polydor, fabrica alemã, lançou uma série de elepes instrumentais, produzidos quase que em escala industrial, muitos não permitindo ao maestro e instrumentistas demonstrar toda a sua criatividade. Só no Brasil, a Phonogram representando a Polydor, lançou uma dezena de elepes de Kaempfert e sua orquestra ("Dancing Wonderland", "A Swingin Safari", "With A Sound In My Heart", "Wonderland By Night" etc.).
Agora, vemos a edição de "Live In London" (Polydor / Phonogram, 2310368, junho/76), contendo o concerto da orquestra de Kaempfert, feito há 2 anos, no Royal Albert Hall. Perfeito em todos os sentidos, este elepe traz um repertório excelente, com músicas já conhecidas, mas em suaves arranjos em que não houve preocupação de dar o molho "chantilly", tão comum nas gravações de orquestras não eruditas (Mantovani, Vaughan, Welk, Mauriat, etc.). Por exemplo, Bert teve a felicidade de incluir a clássica composição de Billy Strayborn (Ohio, 22.11./1915), pianista e arranjador durante anos integrante da orquestra de Duke Ellington (1899-1974), que sempre teve como prefixo: "Take The "A" Train. Evidentemente, a maioria das músicas são do próprio Kaempfert - desde o seu maior sucesso, "Afrikan Beat", até um "Tahitian Sunset", passando por "Strangers In The Night" (um dos grande sucessos na voz de Frank Sinatra), "Love", "A Swingin Safari" e "Spanish Eyes".
As outras músicas incluídas são: "Bye Bye Blues" (arranjo de Kaempfert), "All I Ever Need Is You" (Reeves/Holiday), "Three O'Clock In The Norning" (Robledo), "Skyliner (Charlie Bernet) e "I Cover The Waterfront").
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