Projeto Paraná
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de agosto de 1977
Onze jovens integrantes da seção regional da Aliança Bíblica Universitária do Brasil gastaram duas semanas de suas férias para percorrer esquecidas localidades às margens do Rio Paraná, num trabalho filantrópico dos mais meritórios.
Estudantes de medicina, veterinária, farmácia e até direito, estiveram nos municípios de Altônia e Xambré, além de em várias ilhas do Rio Paraná, numa espécie de "Projeto Rondon", só que praticamente financiado por eles próprios e contando com pequena ajuda da Igreja Betânia, comunidade evangélica com sede em Altônia.
A Igreja Betânia mantém em Altônia uma fábrica de trailers e desenvolve também um programa de estímulo ao artesanato da região. Em Xambré, possui a Fazenda Santa Fé, cujos resultados financeiros são investidos num programa editorial pró divulgação de obras evangélicas. A Igreja Betânia possui seu parque gráfico instalado em Belo Horizonte.
O grupo da Aliança Bíblica Universitária que desenvolveu este projeto pioneiro foi dirigida pelo pastor Valdir Stuernageln 24 anos, da Igreja Luterana, coordenador da ABU no Paraná. Aliás, Valdir está publicando uma série de artigos analisando "as tensões na igreja primitiva" no jornal "Kairos/Momento", órgão oficial da Associação, em cujo número um também aparece artigo de outra associada de Curitiba, a estudante de história Marion Dias Brepohl, analisando a poética de Carlos Drummond de Andrade.
Enviar novo comentário