Reedições
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de novembro de 1975
A Zahar, além de lançar os mais importantes ensaios sobre as diferentes áreas técnicas (economia, sociologia, psicologia, política, etc.) de autores estrangeiros, vem prestigiando, de forma marcante, os pesquisadores brasileiros. Assim, os trabalhos de professores e pesquisadores de nosso País tem merecido constantes reedições, prova da aceitação de suas idéias. Ainda agora, temos mais dois bons livros, em reedições.
SOCIEDADE DE CLASSES E SUBDESENVOLVIMENTO (3ª edição), de Florestam Fernandes. Os ensaios aqui enfeixados estão todos voltados para o mesmo tema: o debate sociológico do subdesenvolvimento. O mais extenso desses ensaios, e que dá título ao volume, elabora a noção de capitalismo dependente como categoria sociológica, procurando explicar porque o regime de classes, no Brasil e na América Latina, converteu-se em fator estrutural e dinâmico do subdesenvolvimento econômico, social e cultural. Os outros ensaios abordam questões que complementam esse quadro de análise. Florestan Fernandes, antigo professor de Sociologia na USP, é figura de grande prestígio na vida cultural e acadêmica brasileira e continental. Autor de obra importante e numerosa, com mais de uma dezena de livros publicados, é também colaborador [freqüente] de revistas especializadas, brasileiras e estrangeiras.
UTOPIA URBANA - de Gilberto Velho. Esgotada em poucos meses a primeira edição este livro pioneiro na bibliografia brasileira, sucede-lhe esta segunda edição, com nova introdução especialmente escrita pelo autor de uma das primeiras tentativas, no Brasil, de aplicação do método antropológico ao estudo do meio urbano. Baseia-se em pesquisas realizadas no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, especificamente em um prédio de apartamentos tipo sala-e-quarto conjugados, no qual o autor viveu durante mais de um ano. A intenção manifesta da pesquisa foi a de revelar como passam a viver os moradores deste prédio típico, depois de conseguirem realizar o que seria o sonho de suas vidas: morar em Copacabana de qualquer maneira. "A Utopia Urbana" foi apresentada pelo autor, em 1970, como tese de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Departamento do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente leciona.
Enviar novo comentário