Robot, musical e Alien nas estréias da semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de fevereiro de 1989
O carnaval acabou e, afinal, vamos começar a falar sério. Está na hora da programação melhorar - pois o Oscar acontece dentro de algumas semanas e as majors - as grandes distribuidoras/produtoras - aguardam apenas que no próximo dia 24, em Los Angeles, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reúna a imprensa internacional em sua magnífica sede na Wilshure Avenue, em Los Angeles, para anunciar os filmes nominados ao boneco dourado, para começar a corrida de lançamentos dos mesmos no Brasil. Alguns, evidentemente, já foram exibidos, mas a maioria ainda permanece inédita - embora os favoritos esteja já censurados, legendados e com dezenas de cópias prontas para estrearem nas semanas que antecederem (ou nos dias seguintes) à festa que, pela 60a vez, se constitui no maior evento do cinema.
Com os chamados "filmes de férias" esgotando-se em suas possibilidades comerciais, chegam algumas estréias para substituí-los. Nesta semana, há pelo menos dois lançamentos que aproveitarão ainda o restinho de Michael Jackson, no Astor, e "Um Robot em Curto Circuito" (Bristol, desde ontem, 5 sessões).
Para quem gosta de terror, chega "A 7a Profecia" (The Seventh Sign), de Carl Schultz, com um elenco desconhecido - Demi Moore, Michael Biehn e Peter Friedman, no São João - substituindo ao excitante "The Big Easy" - Acerto de Contas", EUA, 1986, de Jim McBride, que merecia ter mais uma semana de exibição.
Muitos programas são mantidos: Roman Polanski em dose dupla nos cinemas da Fundação Cultural - o decepcionante "Piratas" (Ritz) e o ótimo "Busca Frenética" (Guarani). "O Casamento dos Trapalhões", mesmo que relegado a sessões vespertinas, ainda resiste em termos de bilheteria - assim como o terror de "A Matança Continua" (parte VII) no Condor ou a violência de "Desejo de Matar - IV", de J. Lee Thompson (Itália).
ROBOT SIMPÁTICO - Dentro do ciclo de filmes em que a informática passou a ser um elemento temático, "Short Circuit", 1987, de John Badham, foi, há dois anos, uma simpática comédia: as aventuras de um robot de reações (quase) humanas que passa a ser perseguido por militares e encontra proteção junto a uma bela jovem. A fórmula funcionou e assim temos "Short Circuit 2" (Um Robô em Curto Circuito), desta vez com direção de Kenneth Johnson, cineasta jovem e que ganhou a chance de fazer um filme de bom orçamento e, naturalmente, muitos efeitos especiais.
No argumento de S.S. Wilson e Brent MacDock, o "Johnny Five" - o simpático robot que na aventura anterior havia se desprogramado devido a um raio, acaba feliz, ao lado de Stephane, sua amiguinha, em Montana. Só que não ficou naquela distante região. Johnny Five em para a cidade a fim de ajudar seu amigo Bem (Fisher Stevens). A ação é intensa e a comédia deve agradar a grandes e pequenos. A música é de Charles Fox.
MISSÃO ALIEN - Embora seja um novo science-fiction ´bom não confundir com os dois "alien" que tanto sucesso fizeram. A produtora e Gale Anne Nurd, a mesma de "Alien, O Oitavo Passageiro", mas nesta nova SF a ação se passa em Los Angeles, em futuro bem próximo, depois que nada menos que 300.000 "visitantes" chegam de outro planeta. Estes humanóides, uma raça que foi geneticamente programada para o trabalho pesado, aterrizam acidentalmente no deserto do Mojave, na Califórnia, em decorrência de uma pane na aeronave. Após um breve isolamento, os ET´s recebem nomes humanos e são integrados à sociedade humana - estabelecendo-se normalmente na Terra. A história se concentra em dois policiais-detetives desses dois mundos diferentes que são forçados a colocar ao lado suas mútuas suspeitas e desconfianças a fim de solucionar um assassinato. Ou seja, a fórmula dos policiais em dupla - que em sendo utilizada no cinema americano nesta década - chega agora à SF. No elenco, dois conhecidos atores - James Caan e Terence Stamp - mais a deliciosa Mandy Patikin, Kevy Major Howard, Leslie Davis e Peter Jason na cabeça do elenco. A direção é de Graham Parker, em seu terceiro longa-metragem (os anteriores, "The Final Conflict" e "Impulse" são inéditos no Brasil).
Muitos efeitos especiais - criados por Stan Winston ("Alien, O Oitavo Passageiro", "Predador") e equipe e recursos de maquilagem, conferem a "Alien Nation" um bom interesse nesta semana. Em exibição no cine Plaza.
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