Sexo, drogas e violência em "Sid & Nancy", única estréia da semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de julho de 1988
Na verdade, não há motivos para queixas. Ao contrário! O frio polar que castiga Curitiba (e o sul) com a maior violência, desanima mesmo ao mais fanático espectador a enfrentar o mau tempo para assistir qualquer filme - ou mesmo outros programas culturais.
Assim, é ótimo que a programação dos cinemas não tenha atrativos maiores - embora, com isto, os exibidores estejam arrancando os cabelos, pois as rendas diminuem a cada noite.
Muitas salas já cancelaram as segundas sessões da noite e, numa prova de bom senso, Aleixo Zonari, também mandou suspender a sessão da meia noite do Astor, com "Sid e Nancy", de Alex Cord - que ali estreou na quinta-feira. Só a Fucucu é que está insistindo em programar "Tommy", de Ken Russel na meia noite de amanhã (repetindo no domingo, 10h30). Mas, como as bobagens que a Fucucu faz, agora também no cinema, crescem cada vez mais, não é de estranhar que haja também este desperdício de energia. Lamentável apenas para os pobres funcionários do Cine Groff, que no sábado terão que ficar gelando cinema até às 2 horas da madrugada...
O AMOR QUE MATA
Das mostras paralelas do III Festival Internacional de Cinema, Vídeo e Televisão (Rio, 20 e 29 de novembro/86), o filme mais aguardado era "Sid & Nancy", de Alex Cord. Apresentado inicialmente na Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, a cópia acabou não sendo entregue aos organizadores do FestRio, originando uma briga de Leon Cakoff, organizador da Mostra, com os organizadores do Festival Internacional. Polêmico e agressivo, o filme reconstituindo a tragédia de Sid Vicius, líder do grupo punk Sex Pistols, que assassinou num motel de Nova Iorque, no auge de uma sessão de droga, sua amante, Nancy, teve um imenso público em São Paulo e chegou a ser premiado pela crítica. Lógico que havia interesse dos cariocas, mas tiveram que esperar alguns dias para que chegasse outra cópia do filme - já que Leon não entregou a que tinha em seu poder. Assim, "Sid & Nancy" ganhou status de cult-movie antes mesmo de ser visto e passou a ser curtidíssimo pela garotada.
Só no ano passado, depois que a WEA lançou a sua trilha sonora, o filme foi importado, copiado e censurado, para lançamento nos cinemas.
Sessões tumultuadas, muitos jovens drogados nos cinemas, tumultos - obrigando policiamento especial para as sessões deste filme rodado na Inglaterra, pelo então desconhecido Alex Cord (que posteriormente faria "Straight To Hell" e "Walker", este já com sua trilha lançada no Brasil pela RCA). No elenco, Gary Oldman como Sid Vicius, Chioe Webb como Nancy, mais Draw Schofield e David Hayman - todos até então desconhecidos. Fotografia, em cores, de Roger Deakins e na trilha sonora o som punk, do Sex Pistols, mais The Pogues, Joe Strummer (autor da trilha de "Walker" e "Pray For Rain").
Programado há bastante tempo para o circuito da Fama Filmes, "Sid & Nancy - Amor que Mata", acabou estreando ontem, somente nas sessões da 20 e 22 horas (à tarde, continua "Xuxa Contra O Baixo Astral").
Não sabemos as providências que o eficiente Osvaldo Scaramella, gerente da sala, tomou em termos de segurança, mas que uma fita como esta exige redobrada atenção não resta dúvida! Inclusive, a delegacia antitóxicos, deve ficar de campana no cinema, especialmente nos banheiros...
Curiosamente, já que há uma micro-versão deste filme, produzido pela gaúcha Adrian Nascimento Borba e apresentado no XVI Festival do Cinema Brasileiro de Gramado: "Vicious", curta 16mm, em preto e branco, que reconstitui a mesma história, com Júlio Reny, Marcia do Canto, Carlos Cunha e Magda Loitznbauer. Amargo, cruel, impiedoso - "Vivious", em sua versão tupiniquim, dificilmente chegará aos circuitos comerciais. Já "Sid & Nancy", apesar da época inoportuna de lançamento, deverá ficar algumas semanas em cartaz.
MAZAROPPI, REPRISE & CONTINUAÇÕES
Com exceção da estréia de "Sid & Nancy" e das habituais reprises no circuito da Fucucu, a programação não tem maiores novidades. No Lido I, "Os Trapalhões" estão agora somente nas sessões das 14, 15:30, 17 e 18:30 horas - pois à noite, 20 e 21:45 horas, volta a comédia "Antes Só que Mal Acampanhado" ("Planes, trains and automobiles"), de John Candy, que começava a fazer boa carreira no Condor quando ali foi lançado "O Milagre Veio do Espaço", o science-fiction/ conto de fadas, produção de Spielberg, que continua em exibição. A trilha de "Antes Só..." de Ira Mewborn, está sendo lançada pela WEA.
No Lido II, também programa diferenciado às 14:30, 16:30 e 18:10, reprise da comédia "Tristezas do Jeca", com Mazzaroppi - que sempre tem público fiel. Às 20 e 22 horas, continua "Presente de Grego", a medíocre comédia com Diane Keaton. Lamentável...
O Itália, também reduziu as sessões de "Xuxa Contra O Baixo Astral" para a tarde e programou para a noite "A Hora do Pesadelo 3" (A Nightmare On Elm Street, Part III - Dream Warriors). Nos demais cinemas, a programação segue igual: "Loucademia de Polícia 5 - Missão Miami Beach", de Alan Myerson, nos cines Bristol e Cinema I; "Os Heróis Trapalhões", se mantém em 5 sessões nos cines São João e Plaza. E no Palace Itália, "Mestres do Universo" ("Master of the Universe"), de Gary Goddard.
LEGENDA FOTO - Steve Martin e John Candy na comédia "Antes só do que mal acompanhado", agora nas sessões noturnas do Lido I.
Tags:
- A Hora do Pesadelo
- A Nightmare On Elm Street
- Aleixo Zonari
- Alex Cord
- Cine GROFF
- Cinemas de Curitiba
- CONTINUAÇÕES
- David Hayman
- Diane Keaton
- Dream Warriors
- Fama Filmes
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- Festival Internacional
- FestRio
- Gary Oldman
- III Festival Internacional de Cinema
- Joe Strummer
- John Candy
- Júlio Reny
- Ken Russel
- Leon Cakoff
- Loucademia de Polícia
- Mestres do Universo
- O Milagre Veio do Espaço
- Os Heróis Trapalhões
- Os Trapalhões
- Osvaldo Scaramella
- Palace Itália
- Presente de Grego
- Roger Deakins
- Sex Pistols
- Steve Martin
- Tristezas do Jeca
- Xuxa Contra O Baixo Astral
Enviar novo comentário