Sinfônica e Tagliaferro
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de maio de 1987
A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, volta a apresentar-se amanhã, às 10 horas, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, do Teatro Guaíra.
No programa, a execução da obra "Mono Precoce", de Heitor Villa-Lobos, considerado o compositor brasileiro de maior expressão dos últimos tempos, terá como solista a professora paranaense Henriqueta Garcez Duarte ao piano, acompanhando a Osinpa. O concerto de Villa-Lobos é uma homenagem a Magdalena Tagliaferro, que o estreou em 1929, à frente da Orquestra da Concertgebow de Amsterdã, sob a regência de Pierre Montreaux, executando esta obra a ela dedicada.
A solista
Henriqueta Duarte é professora de piano na Escola de Música e Belas Artes em Curitiba. Como pianista e conferencista ela tem se apresentado extensivamente no Brasil e no Exterior, além de recitalista e solista com importantes orquestras juntamente com os maestros Souza Lima, Belardi, Karabtchewsky e Schnorrenberg. Discípula de Tagliaferro, com a qual estudou oito anos, frequentou os seus famosos Cursos de Alta Interpretação Pianística, datando daí a sua atividade artística. Entre os conjuntos de câmera com que se apresentou estão o Quinteto de Sopros de Munique e o Quarteto de Cordas de Mozarteum, de Salzburgo e o Quarteto Lindsay, da Inglaterra.
Ainda, no Concerto matinal, a Sinfônica do Paraná executa as peças Contrapunctum de José Penalva e sinfonia em Três movimentos, de Strawinski.
Ingressos ao preço único de Cz$ 35,00.
LEGENDA FOTO - Tagliaferro, homenageada pela Osinpa.
Enviar novo comentário