Concerto e disco para Villa-Lobos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de março de 1987
Só agora, recebendo uma harpa (que custou US$ 8 mil, doação do Banestado), o maestro Alceu Bocchino poderá incluir peças de Heitor Villa-Lobos no repertório da Sinfônica do Paraná. Pelo menos, até agora a falta da harpa era alegada como desculpa pelo fato da Osinpa não ter feito nada, neste ano em que o mundo todo comemora o centenário de Heitor Villa-Lobos, que lembrasse musicalmente o autor de "Trenzinho Caipira".
Em compensação, hoje a Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro Diogo Pacheco, apresenta-se no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, dentro do Projeto Villa-Lobos, criado pelo Banco Safra - uma das instituições financeiras que mais apoio tem dado a eventos de música erudita no Brasil.
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O programa inclui "Uirapuru" e "Bachianas Brasileiras nº 5", de Villa-Lobos, neste concerto - um dos muitos que a Sinfônica de São Paulo, faz nesta excursão, e que incluiu apresentações em Blumenau, Porto Alegre e Joinville. Aliás, durante todo este ano o Safra estará levando o Projeto Villa-Lobos pelo País. Desde 1983, o Safra já promoveu espetáculos em 29 cidades e 15 Estados nas séries Paganini (violino e piano), Brahms (piano), In Crescendo (canto e piano), Bach (violoncelo e piano), Carlos Gomes (canto e piano), Dança e Jazz.
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Paralelamente ao concerto, outro evento significativo em homenagem a Villa-Lobos: a Método Engenharia, patrocinou a edição do belo álbum com obras de Villa-Lobos em interpretações de músicos populares - produção executiva do grande Pelão (João Carlos Botezelli), que já registramos há quase um mês. Instrumentistas da dimensão de João de Aquino, Maurício Carrilho, Deo Rian, Zé Gomes, Roberto Corrêa, Joel Nascimento, Rafael Rabelo, Neco, João Lira e Adelmo nas violas transpõe a música de Villa-Lobos para uma linguagem popular admirável. Um dos mais belos discos do ano, inicialmente numa tiragem exclusiva para a Método.
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