"Fulaninha", o amor de David Neves ao cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de março de 1987
David Neves é uma das pessoas mais queridas do cinema nacional. Fotógrafo, produtor, roteirista, crítico de cinema, autor de "Cinema Novo Do Brasil" (Vozes, 1966), realizador de dezenas de curtas-metragens e seis longas com os quais conquistou vários prêmios, sua obra é extremamente pessoal e afetiva.
Com "Fulaninha", realizado em 1986, mereceu aplausos em Gramado, quando o ator Flávio São Thiago recebeu o Kikito de melhor coadjuvante. Um filme delicioso, carioca em seu espírito que lembra o espírito descontraído das primeiras fitas de nouvelle vague, dotada daquela comunicabilidade humorística das comédias de Domingos de Oliveira ("Todas As Mulheres Do Mundo"), este filme resgata, com singular espontaneidade, cenas, personagens e situações do cotidiano da Zona Sul - como tão bem observou Valério de Andrade. Outro crítico, Nelson Hoinef, correspondente da "Variety" no Brasil, observou que "Fulaninha" é o melhor filme de David Neves ao nível técnico e narrativa. É uma história de paixão e amizade que todo mundo entende. Um belo exemplo de integridade autoral, "Fulaninha" é ainda tocado pra frente por uma inspirada música de Paulinho da Viola. O público do XIV Festival de Cinema Brasileiro de Gramado entendeu e aplaudiu-o longamente.
"Fulaninha" estréia amanhã no Lido II. Um filme no qual através de Bruno (Cláudio Marzo), David Neves nos conta uma estória acontecida nas esquinas da vida. Cineasta quarentão e solitário, Bruno vive uma paixão platônica por uma adolescente, da qual sequer sabe o nome e escreve um roteiro tendo a "Fulaninha" como estrela principal. A vida desta desconhecida, que na verdade chama-se Ana Maria, torna-se então objeto das mais diferentes fantasias por parte de Bruno e sua turma de bar, formada por Canela (Roberto Bonfim), produtor de vídeos pornôs, Jardel (José de Abreu), um desempregado boêmio e mulherengo, Hermínio (Flávio São Thiago), advogado que vive de renda apavorado com a idéia de um dia ter que trabalhar e Sulamita (Zaira Zambelli), secretária e companheira de Canela. Com uma câmara na mão, o cineasta passou a filmar todos os movimentos de Ana Maria, com o que pretende convencer um produtor paulista a financiar o seu "Fulaninha".
O encontro entre o cineasta e sua musa vai dar-se através de uma relação cruzada com a mãe da menina, Rose (Kátia D'Angelo), uma desquitada de 35 anos, envolvida numa trama amorosa com um contraventor (Paulo Villaça).
Ambientado num quarteirão da Prado Júnior, Copacabana, bem carioca, "Fulaninha" consegue, entretanto, ser universal em sua simplicidade. E com Ana Maria lança uma belíssima ninfeta, Mariana de Moraes, filha de Pedro de Moraes e Vera Barreto Leite, neta do grande Vinícius. Uma morena mignon para ninguém botar defeito e que encanta neste seu filme de estréia. Com bela fotografia de Antônio Penido, música de Sérgio Sarraceni e uma maravilhosa canção-título de Paulinho da Viola que até agora está inédita em disco.
David Neves, diretor de filmes marcantes como "Memórias de Helena" (1969), "Lúcia McCartney" (1970) e "Muito Prazer" (1979) - com o qual, aliás, este "Fulaninha" tem alguma semelhança, assim define seu belo e agradável filme:
- "A idéia, em 'Fulaninha', é brincar com o cinema, com as fórmulas dos filmes estrangeiros e até com os filmes dos amigos. Mas não se trata de criticá-los. 'Fulaninha' é mais uma homenagem que presto ao cinema".
LEGENDA FOTO - Mariana de Moraes, uma linda ninfeta, neta do Vinícius, é a estrela de "Fulaninha", belo filme de David Neves, em exibição no Lido II a partir de amanhã.
Tags:
- Ana Maria
- Antônio Penido
- Cinemas de Curitiba
- Cláudio Marzo
- David Neves
- Domingos de Oliveira
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- Flávio São Thiago
- José de Abreu
- Kátia D
- Lúcia McCartney
- Mariana de Moraes
- Memórias de Helena
- Muito Prazer
- Nelson Hoinef
- Paulinho da Viola
- Paulo Villaça
- Prado Júnior
- Roberto Bonfim
- Sérgio Sarraceni
- Todas As Mulheres Do Mundo
- Vera Barreto Leite
- Zaira Zambelli
- Zona Sul
Enviar novo comentário