Speak Up, inglês com o documentos das vozes
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de fevereiro de 1988
Idealizada a princípio apenas como uma publicação para desenvolver o inglês, de um nível mais elevado, "SpeakUp - A Revista que Fala Inglês com Você" (Editora Globo, 42 páginas, Cz$ 200,00) está conseguindo ampliar a faixa de interessados. Pelo conteúdo das entrevistas - com textos em inglês, ótimas ilustrações, e fornecidas também em registradores no minicassete que acompanha cada edição - a mesma se torna material de documentação.
Assim, nos minicassetes que a "SpeakUp" traz mensalmente, há vozes de artistas, políticos e personalidades contemporâneas. O número 10, por exemplo, trouxe uma entrevista exclusiva com o duo The Eurythmics, formado por Annie Lenox (Scottsh, Inglaterra, 25/12/1953) e Dave Stewart, 37 anos - que embora ainda pouco conhecidos no Brasil, já mereceram um excelente documentário sobre a excursão que fizeram ao Japão há três anos - filme apresentado, hors concours, no último FestRio. The Eurythmics foi também convidado por Michael Redford, em 1984, para criar a trilha sonora de sua versão de "1984", baseado no romance de George Orwell - e que representou a Inglaterra no I FestRio. A trilha sonora foi editada, em 1985, pela RCA.
Agora, a Editora Globo - que tem um projeto editorial dos mais agressivos - está lançando o "Dicionário "SpeakUp" (inglês / português - português / inglês), de autoria de Lino Valandro, considerado um dos mais respeitados nomes da lexicografia brasileira.
A propósito: tendo adquirido a antiga Editora do Globo, de Porto Alegre, unificando assim a antiga Rio Gráfica, o grupo Roberto Marinho tem um plano de lançamentos audaciosos, com obras que vão cobrir os mais diferentes gêneros. Um dos lançamentos que faz agora é "Hannah", de Paul Loup Sulitzer (tradução de Eduardo Brandão, 520 páginas), biografia de Helena Rubinstein, a grande empresária na indústria dos cosméticos. A propósito: "Hannah" está sendo filmado por Jack Clayton ("O Grande Gatsby"), e, se espera que este filme chegue ao Brasil. Pois, o filme realizado sobre a estilista Coco Chanell, produzido há 5 anos, continua inédito.
Enviar novo comentário