Super 8 & HQ
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de março de 1977
O publicitário, desenhista e agora professor de cinema em Super 8, Carlos Sampaio, passou a semana em Curitiba, promovendo o seu mais novo lançamento : "Super 8 e Quadrinhos", já no numero dois e dedicado a uma faixa específica do mercado jovem. Com excelentes vendagem - mais de 50 mil exemplares do primeiro número, "Super 8 & Quadrinhos" é conseqüência da página de Super 8 que Sampaio editava no semanário "Pasquim" e que, conjugava ao êxito de seu curso técnico de Cinema, o animou a oferecer uma publicação especializada - a segunda a aparecer no Brasil , pois no ano passado o curitibano José Augusto Iwersem, lançou uma revista que, infelizmente não passou do primeiro número.
O número 2 de "Super 8 & Quadrinhos" traz oportunas entrevistas com as cineastas Norma Benguel ( que planejava um longa-metragem sobre Maria Bonita) e Teresa Trautman (cujo "Os Homens Que Eu Tive" permanece interditado pela censura), e com desenhistas Stil ( Pedro Ernesto Stilpen), um dos raros a se dedicar ao cinema de animação no Brasil. Um suplemento de quadrinhos , coordenado pelo especialista Márcio Sidnei Ehrlich, traz para os curtidores do "underground" dois papas do gênero, nos Estados Unidos: Roberto Crumb, com uma história de "Fritz the cat" (que transformado em filme , também está proibido no Brasil) e uma história de Vaughn Bodé, desenhista morto, misteriosamente em São Francisco, a 15 de julho de 1975.
Depois que a Editora Vecchi lançou no Brasil a revista "Mad" , mostrando a existência de um mercado de leitores adultos , interessados em quadrinhos inteligentes , outros editores lançaram revistas semelhantes : "O Loco " , "Klik", "Crazy", etc. Agora aparece em formato tablóide, papel jornal , "O Picho " ( 30 páginas, Cr$ 5.00), editado por Francisco Ferreira Sampaio. Tem o mérito de utilizar trabalhos de desenhistas e humoristas brasileiros, satirizando telenovelas, programas de televisão e, neste primeiro número, o filme "Xica da Silva" de Cacá Diégues.
Enviar novo comentário