O (futuro) vice-magnífico
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de março de 1977
Anotem e confiram dentro de algumas semanas : o novo reitor da Universidade Federal do Paraná é, todos sabem nestas alturas, o professor Euro Brandão , atual secretário-geral do Ministério da Educação e Cultura. E, para vice-reitor , é praticamente certa a escolha do professor Miroslau Baranski, do Setor de Ciências da Saúde .
Descendente de polonês, tendo residido por muitos anos no interior do Paraná, Miroslau Baranski é titular da cadeira de Doenças Tropicais tanto na Universidade Federal como na Faculdade Evangélica de Medicina. Baranski era também professor da mesma matéria na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica mas, divergências de ordem pessoal, o levaram a afastar-se daquela escola. Respeitado como um dos grandes especialistas é autor de trabalhos científicos publicados em revistas e livros médicos no Brasil e Exterior.
Sincero e aberto ao dialogo, embora aparentemente sisudo, o professor Baranski foi incluido na lista sextupla de vice - reitores e, embora não tenha ligações políticas, é o nome favorito para a escolha. Um sintoma foi a visita que recebeu do professor Brandão, em sua residência , há alguns dias quando, discretamente tiveram uma longa palestra.
O professor Euro Brandão , assumindo a Reitoria, deverá se preocupar com o setor cultural. Detalhe: Euro é um apreciador de música clássica.
Enviar novo comentário