Login do usuário

Aramis

Temporada de fitas gordas com os indicados ao Oscar

Chegou a época das vacas gordas cinematográficas. A aproximação da noite do Oscar (11 e abril) faz com que desovem os melhores filmes do ano - coincidentemente com lançamentos de qualidade e inesperadas, boas reprises e até promoções especiais - como a excelente retrospectiva Ernest Lubitsch, que faz desaguar na Cinemateca, neste fim de semana, filmes importantíssimos da fase alemã do sofisticado cineasta. Enfim, programas múltiplos e que obrigam a organização de um esquema para dar conta das várias opções. Na próxima semana, a disputa será grande: "O Império do Sol", de Steven Spielberg (lançamento no Bristol e Cinema I); "Feitiço da Lua", de Norman Jewison, no Lido I (e que há duas semanas já vem sendo apresentado, em sessões das 22 horas, às sextas-feiras e sábados, no Lido II - programado também para este fim de semana). "Cry Freedom - Grito de Liberdade", de Richard Attenborough, no Condor; "Broadcast News/Nos Bastidores da Notícia", de James L. Brooks, que tem pré-estréia amanhã, às 24 horas (Plaza), também dia 31, naquela sala. Portanto, não foi sem razão que a CIC procurou cumprir a lei de obrigatoriedade, lançando filmes nacionais de terceira categoria em seus cinemas, para deixar livres as salas para as muitas semanas que as produções nominadas ao Oscar permanecerão em cartaz. Aliás, "Rockmania", de Adnor Pitanga, exibido no Condor apresentou possivelmente a menor bilheteria do ano. Das 35 sessões em que deveria ser exibido, em pelo menos 20 deixou de ser exibida por uma única razão: não havia espectadores. No Ritz, a estréia de "As Duas Vidas de Marttia Pascal", de Mario Monicelli, com um elenco internacional: o italiano Marcelo Mastroiani, a espanhola Laura Del Sol, a americana Senta Berger e o francês Bernard Blier. Uma estréia de visão obrigatória. Lançado quase anonimamente, sem qualquer promoção, "Colheita Amarga" (Bitter Ernt), produção alemã, 1985, direção de Agnieszka Holland, foi a grande surpresa da semana passada. Baseado num romance de Herman Field e Stanislaw Mierzenski, com Elizabeth Trissenar (atriz vista em "Aleksander Platz", de Fassbinder) e Armin Mueller Stahl (que também está no elenco de "Coronel Redl"), "Colheita Amarga", como aqui já escrevemos, é um filme vigoroso, que embora focando um tema explorado intensamente no cinema - a questão do nazismo - tem um excelente tratamento. Em segunda semana no cine Luz. CAÇADOR DE ASSASSINOS No Plaza, estreou "Caçador de Assassinos" (Manhunter), "thriller" de muita ação, direção de Michael Mann, que vem com larga experiência na televisão, onde criou a série "Miami Vice" (no Brasil apresentada pela rede TVS). Agora, num filme em tela ampla, Mann utiliza a técnica que desenvolveu na série "Miami Vice" - e que já lhe valeu 15 indicações ao Emmy, o Oscar do cinema feito para televisão. Explica: - O estilo visual de um filme é um elemento muito importante. Ele ajuda a dar mais do que um impacto. Mann estudou cinema na universidade: realização de curtas-metragens ("Puanpuri", 1970, foi distinguido em Cannes, Barcelona e Melbourne), e alguns longas-metragens que nem chegaram ao Brasil, como "Thief" (1981) e "The Keep" (1983). No elenco de "Man Hunter" não há nomes famosos: William Petersen foi visto até agora em outro policial, "Viver e Morrer em Los Angeles", de William Friedkin. Tom Noonan fez uma pequena ponta em "F/X-Assassinato Sem Morte" e Kim Greist, até agora, só apareceu em alguns episódios de "Miami Vice". Em termos de bilheteria, a estréia mais auspiciosa é de "O Sobrevivente" (The Running Man), science-fiction de Paul Michael Glaser, que com o apelo de Arnold Schwarzenegger tem lançamento nacional poucas semanas após ter sido lançado nos Estados Unidos. Schwarzenegger é um ator limitado - pior do que Sylvester Stallone. Entretanto, seus filmes têm exercido grande atração junto ao público que busca filmes com muita ação e este esquema repete-se em "The Running Man" - em cujo elenco aparecem também Maria Conchita Alonso, Yepathe Kotto e Richard Dawson. A trilha sonora está sendo lançada em disco da SBK Songs, uma etiqueta que vem esmerando-se em colocar no Brasil as sound tracks dos filmes mais recentes. Em lançamento no Cine São João, "O Sobrevivente" deverá permanecer várias semanas em cartaz. Há quem veja semelhanças entre "Nenhum Passo em Falso" (52 Pick-Up) - também denominado "A Hora da Brutalidade" (Cine Palace Itália) e o filme-canalha de 1988: "Atração Fatal" (que continua faturando um milhão de cruzados por semana, agora no Lido I). Aqui é Harry Mitchel (Roy Scheider), um próspero empresário de Detroit, que é chantageado por uma aventura sexual com uma jovem de 22 anos - quando tem sua transa documentada em filme. A ação evolui para mostrar a ação de uma quadrilha de chantagistas e há muita ação. Por pior que seja este filme, por certo não deve ser tão hipócrita, calhorda e sem-vergonha como "Fatal Atraction", que continua a deslumbrar o público que lota as sessões do Lido. "52 Pick-Up" (já disponível também em vídeo) tem direção de um nome respeitável: John Frankenheimer. Por último, um programa especial: à meia-noite de amanhã e às 10 horas de domingo, no Groff, "Vidas Sem Rumo" (The Outsiders), de Francis Coppola - espécie de segunda parte de "O Selvagem da Motocicleta". Baseado em romance da mesma autora de "The Ruble Fish", basicamente com o mesmo elenco e rodado quase que simultaneamente, "The Outsiders" é praticamente inédito em Curitiba. Tanto é que, após muitos apelos, Chico Alves concordou em reprisá-lo normalmente, em maio. As duas exibições de agora valem apenas como aperitivo. LEGENDA FOTO - "Caçador de Assassinos" thriller movimentado em exibição no São João.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Nenhum
2
25/03/1988

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br