"Depois de Horas", a única grande estréia da semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de fevereiro de 1987
Uma semana com apenas uma estréia - mas que, por sua importância, compensa.
Pode-se, até, dizer que se trata do primeiro grande lançamento do ano. Um filme que chega antecipado pelas melhores críticas e premiações - inclusive o troféu de melhor diretor a Martin Scorcese, no festival de Cannes do ano passado: "Depois de Horas" (After Hours), um mergulho novaiorquino no lado dark da cidade, com múltiplas interpretações. Muito já se falou desta curiosa experiência de Scorcese ("Taxi Driver", "O Touro Indomável", "New York, New York", etc.), que está entre os melhores cineastas americanos contemporâneos.
Espera-se que "Depois de Horas" tenha melhor chance de bilheteria do que "A Gaiola das Loucas - III parte". Apesar do comercialismo desta fita, foi fraquíssimo, de forma que a decisão de João Aracheski foi implacável: a carreira foi encerrada ontem. Ganha quem gosta de cinema de qualidade, já que para substituí-lo foi escolhido "After Hours".
A Continuidade - Muitos filmes continuam em cartaz, com bom público: "Labirinto - A Magia do Tempo", de Jim Henson, em versão dublada, história ingênua, mas elementos de agrado do público, emplaca agora no Cinema I, em duas sessões por dia (nos fins de semana são três).
"A Morte Pede Carona" (The Hitcher), de Robert Harmon, com o holandês Rutger Hauer, C. Thomas Howell e Jennifer Jason Leigh continua no Lido I. Um filme denso, interesantíssimo e que é um exemplo de como uma obra com apelo comercial ao grande público pode também merecer atenção de quem exige algo mais de cinema.
Outro filme com méritos é "Berlin Affair", que a italiana Lilianna Cavani adaptou do romance "A Cruz Budista", de Junichiro Tanizaki.
Ambientada na Berlim hitlerista, com a caça aos homossexuais em nome da pureza ariana, este filme sobre as relações lésbicas (e depois num menage-a-trois) entre um casal de diplomatas (Gudrun Landgrebe/Kevin McNally) e a filha de um Embaixador japonês (Mio Takaki), possibilita que Lilianna retome o fio de reflexões sobre sexo, poder e domínio, que, anos atrás, lhe abriu as portas internacionais com o contundente "O Porteiro da Noite". Produção bem acabada, com esmerada fotografia de Dante Spinotti e trilha sonora de Pino Donaggio, "Berlin Affair" merece o sucesso que está tendo no cine Itália.
Bastante inferior a primeira parte (que foi dirigida por Tobe Hooper, com supervisão de Steven Spielberg), "Poltergeist II - O Outro Lado" é decepcionante. O irreal torna-se ridículo e só mesmo a um público muito tolerante este filme de terror pode agradar, em que pese alguns efeitos especiais marcantes. O elenco conserva intérpretes da primeira parte - Jobeth Williams, Craig Nelson, Zelda Rubinstein - e acrescenta dois bons coadjuvantes - Will Sampson (o índio) e Julian Beck (Kane, o fantasma-vilão). A fotografia é de Andrew Lazlo, que, a julgar pelo sobrenome, deve ser filho de um velho mestre das imagens - Ernest Lazlo, que fotografou centenas de grandes produções da Fox e Universal. Em exibição no Condor.
Também na base do terror, explícito, "A Hora do Lobisomem" (Silver Bullet), de Daniel Attias, com base no conto "Cycle of the Werewolf", de Stephen King, continua em exibição no Plaza. As "criaturas" assustadoras foram executadas por Carlo Rambaldi, técnico italiano que habitualmente trabalha com Dino de Laurentis. Por sinal, o "King Kong II", da dupla, está as vésperas de ser lançado em Curitiba.
Outra produção comercial, insignificante em termos artísticos, mas com apelo popular, que continua em exibição: "Bradock 2 - O Início da Missão", de Lance Hool, com Chuck Norris. Um sub-Rambo II, com a mesma temática (libertação de americanos no Vietnã) em exibição no Palace-Itália.
CATHERINE; A BELA VAMPIRA
- A UIP continua fazendo relançamentos nas sessões da 20/22 horas do Lido II, enquanto "As Peripécias de um ratinho detetive" nas sessões da tarde mantém um bom público. Agora, coincidência ou não, traz outro filme de Tony Scott, o mesmo diretor de "Ases Indomáveis" (Top Gun), que até hoje permanece em exibição. Trata-se de "Fome de Viver" (The Hunger), o melhor dos filmes sobre vampirismo destes últimos anos.
"The Hunger" tem um tratamento notável em termos de imagem e montagem. Os primeiros 10 minutos são de uma vibração extraordinária, que mostram a extrema competência do fotógrafo Stephen Goldblatt.
Baseado num romance de Whitley Strieber, o roteiro (Ivan Davis/Michael Thomas), moderniza a maldição do vampirismo, encarnado na belíssima Mirian (Catherine Deneuve), que nada pode fazer para salvar seu companheiro, John (David Bowie, em explêndida atuação), Susan Sarandon, Cliff de Young e Suzanne Bertish também estão em papéis marcantes neste filme de muita beleza, sem terror expícito - e realizado com extrema dignidade. A trilha sonora de Miechael Rubini/Denny Jaeger utiliza, com arranjos do Howard Black, "Le Gibet", de Ravel. MELHOR REPRISE DA SEMANA.
O CINEMA NACIONAL - Uma grata surpresa: "A Opção - As rosas da Estrada", de Ozualdo Candeias - realizado em 1981 mas só lançado há dois anos, premiado em Locarno, teve um público surpreendente considerando-se o tipo de filme que é, de forma que Francisco Alves dos Santos, em mais uma (simpática), demonstração de prestigiamento ao cinema brasileiro decidiu mantê-lo em exibição.
"A Opção" comporta muitas leituras. Tem aspectos de cinema documentário, embora Ozualdo Candeias (que está na cidade, encerrando um curso prático de cinema, promovido pela Cinemateca), busque sempre dar uma linha dramática aos fatos. Trabalhando com artistas semiprofissionais ou amadores, usando basicamente exteriores e rodando com negativo em preto-e-branco, Candeias realizou, entretanto, um filme de grande densidade, com uma sincera visão do Brasil. Hoje, às 21 horas, haverá pré-estréia de "As Belas do Billings", no Ritz. A trajetória de caminhoneiros, das Missões, no Rio Grande do Sul a Juazeiro, no Ceará, as suas relações na estrada e envolvimentos com mulheres que deixando a zona rural procuram chegar a grande cidade, iludidas por uma melhoria de vida, ganha um tratamento de grande profundidade neste filme escrito, fotografado, montado e dirigido por Candeias - que aparece ainda como ator numa seqüência rodada nas cercanias de Curitiba. Um filme sério e importante, sem glamour, mas que merece ser visto. Em exibição no Groff, em 2ª semana.
"Eu Sei Que Vou Te Amar", de Arnaldo Jabor, confirma seu carisma. Apesar de visto e revisto - especialmente em vídeo - continua a atrair um grande público. O diálogo contundente entre Fernanda Torres e Thales Pan Chacon, durante duas horas de amor e desamor, continua em exibição no cine Ritz. Também Mazzaropi tem seu público fiel: "Um Caipira em Bariloche", de Pio Zamonen, prossegue no cine São João.
Novidades - "Suspeita" (Suspection), que Alfred Hitchcock (1899-1980), realizou em 1941, nos Estados Unidos, retorna com sabor de estréia para no mínimo três gerações. Estrelado por Gary Grant (falecido há poucas semanas), e Joan Fontaine, esta velha fita de suspense do mestre inglês, está em exibição no cine Luz, onde, domingo, às 10h30min, haverá matinada com "Os Trapalhões e o Mágico de Oroz".
No Groff, amanhã a meia noite e domingo às 10:00 horas, um dilacerante filme de Maria Carolina: "Das Tripas Coração".
Na Cinemateca, até domingo, a chance de assistir a única fita em que Ingmar Bergman dirigiu sua conterrânea Ingrid Bergman: "Sonata de Outono", com Liv Ullman - na época, esposa do diretor. Na próxima semana, outro famoso filme será apresentado na Cinemateca : "Stravinsky", 1974, de Alain Resnais, com Jean Paul Belmondo e Charles Boyer.
Para a criançada, nas sessões Zig Zag do cine Plaza (10/11/12/13 horas), novas sessões amanhã e domingo de "Mônica e a Sereia do Rio", a nova produção de Maurício de Souza. Quatro deliciosas estórias entremeadas de 12 minutos em que a cantora Tete Espíndola mostra cinco belas canções. As cenas ao vivo foram rodadas na Pousada do Rio Quente, em Goiás, com direção de Walter Hugo Khouri.
LEGENDA FOTO 1 - Teri Garr e Griffin Dunne em "Depois de Horas": a grande estréia da semana. Em exibição no Astor.
LEGENDA FOTO 2 - Catherine Deneuve, Susan Sarandon e David Bowie em "Fome de Viver": um belo filme sobre vampirismo em reprise no Lido II, a partir de amanhã.
LEGENDA FOTO 3 - Tetê Espíndola contracena com Mônica no novo filme de Maurício de Souza. Nas sessões Zig Zag (sábados e domingos, pela manhã) no Cine Plaza.
LEGENDA FOTO 4 - Jennifer Connelly, uma bela atriz que é revelada em "Labirinto - A Magia do Tempo", agora em exibição no Cinema I.
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