Tetê, a nova estrela do filme de Maurício
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de fevereiro de 1987
Em estréia nacional, simultaneamente a dez outras capitais, o Cine Plaza exibe a partir de amanhã, em todos os fins-de-semana, a nova produção de Maurício de Souza: "Mônica e a Sereia do Rio". Dentro de um projeto de realizar desenhos animados curtos, com os personagens consagrados nacionalmente, Maurício deSouza traz agora o segundo filme desta série que, futuramente, será apresentada na televisão em vários países.
Decidido a aproveitar horários ociosos dos melhores cinemas de cada Capital, o filme da Mônica e sua turma, será projetado, aos sábados e domingos, nas sessões entre 10 às 13 horas. O primeiro filme, "As Novas Aventuras da Turma da Mônica", lançado em setembro do ano passado, foi visto por aproximadamente 150.000 crianças, numa média de 257 espectadores por sessão. O desenhista-produtor, hoje o grande nome do entretenimmento infantil no Brasil, explica a importância deste projeto:
- "Fizemos uma experiência inovadora e que não deixou de ser arriscada. O Brasil dispõe hoje de um reduzido número de salas de exibição - cerca de 1.300 (nos Estados Unidos passam de 21 mil), que são ocupadas sem preocupação com a faixa etária do espectador. A solução proposta foi de utilizar os horários ociosos destas salas nas manhãs de sábado e domingo."
Tetê a Cantriz
Em "As Novas Aventuras da Turma da Mônica", o narrador das estórias era Jotalhão. Agora, para "Mônica e a Sereia do Rio", Maurício teve uma idéia mais audaciosa: misturar cenas feitas ao vivo, com a cantora Tetê Espíndola ("Escrito nas Estrelas", a vencedora do Festival dos Festivais), com a personagem Mônica. As filmagens com Tetê Espíndola foram feitas na paradisíaca Pousada do Rio Quente, em Goiás, com o aproveitamento dos belos cenários naturais. Com grande desinibição, revelando-se uma boa atriz, Tetê interpreta as belas músicas "Curupaco", "Coração Doidinho" e "Galandriel" - as duas primeiras em parceria com Arnaldo Black e a última com parceria do compositor paranaense Arrigo Barnabé. Tetê canta ainda as canções "A Sereia do Rio" (Márcio de Souza) e "Florzinha" (Silvia Góes/Bia Pacca).
As seqüências ao vivo, com Tetê Espíndola, foram dirigidas por Walter Hugo Khouri, o mais requintado cineasta brasileiro. Conhecido como diretor de filmes proibidos para menores de 18 anos, Khouri teve um trabalho diferente ao dirigir as seqüências com Tetê Espíndola. Ele próprio diz que o talento da cantora foi uma das razões que o fizeram aceitar o projeto.
- "Tetê é uma excepcional cantora e também uma esplêndida show-woman, que além da maravilhosa voz, dança e representa com grande espontaneidade e vibração, tendo dado ao trabalho uma dimensão especial.
Os cenários naturais da Pousada do Rio Quente, uma belíssima estância hidromineral, a 180 km de Goiânia, oferecem outra atração ao filme.
Diz, a respeito, Walter Khouri:
- "Curiosamente, a personalidade, a maneira e a voz de Tetê, o seu lado 'ecológico' (sem os clichês que a palavra anda comportando), 'fundiram-se' de uma forma total à paisagem, formando um todo harmonioso e funcional. Tetê contracena, dialoga, dança e canta com a bonequinha Mônica, desenhada sobre as imagens que filmamos. Foi um trabalho que deu prazer a todo mundo."
São quatro estórias interligadas por Tetê no filme: "A Gruta do Diabo", "O Jacaré de Estimação", "O Tocador de Sinos" e "A Sereia do Rio". Mônica, na verdade, apenas conduz as estórias, interpretadas por dois companheiros de sua turma - Cascão e Cebolão.
O filme é agradabilíssimo e vai encantar crianças e também os adultos. Permanecerá em cartaz até meados de maio, quando, então, estreará a terceira produção da série.
LEGENDA FOTO - Tetê Espíndola, a voz encantadora e uma bela presença em "Mônica e a Sereia do Rio". Sábados e domingos, nas sessões matutinas do Plaza.
Enviar novo comentário