Login do usuário

Aramis

Filme inspirado em canção pode ser a melhor estréia

Algumas estréias inesperadas: por exemplo, << Contos Eróticos >>, filme em 4 sketches, que ficou interditado por 2 anos devido ao episódio << Vereda Tropical >>, de Joaquim Pedro de Andrade, rendeu menos do que se esperava (apenas Cr$ 170 mil) e com isso foi substituído ontem, no Lido, por um trilling rotineiro: << Poder de Fogo >> (Firepower), de Michael Winner, com Sophia oren, James Coburn,, O.J. Simpson, Eli Wallach, Tony Franciosa e o excelente Vicente Gardênia. Winner, 44 anos, cineasta inglês que apareceu com filmes interessantíssimos nos anos 60, fazendo, pôr exemplo, uma pequena obra-prima intitulada << Depois que Tudo Terminou >> (I`11 Never Forget what`s name?), 67, com Oliver Reed e Orson Welles, regrediu para o cinema mais comercial, ao se radicar nos EUA, com uma série de filmes policiais estrelados por Burt Lancaster e Charles Bronson, onde abusou da violência. Entre estes << Jogos Sujo >> (The Stone Killer), de 1973, que o São João talvez reprise após << Uma Estranha História de Amor >>, Brasil, de John Doo, com Szlma Egrei, Lady Francisco, Nei Latorraca. Mas também está na fila de espera a comédia << Os 14 Que Eram 5 >>, (<< Il Soldato di Ventura >>), de Pasquale Festa Campanile, realização de 1976, nas águas do << Exercito Brancaleone >> com Bud Spencer na frente do elenco. No Bristol, onde até domingo está reprise << Pretty Baby/Garota Bonita >>, de Louis Malle - válido especialmente pela fotografia de Sven Nevensky e a ambientação em Nova Orleans, no início do século, na segunda-feira deve estrear um filme que chega anonimamente, mas merece a maior atenção: << A Ponte do Desejo >>, dirigido por Max Bayer, com intérpretes desconhecidos - Glynnis O`Connor e Bobby Benson. Mas inspirado na canção << Ode To Billy Joe >>, de Bob Genthey, tem uma das mais velas trilhas sonoras do ano, editada em lp nos EUA há 3 anos e que, particularmente, apreciamos demais. Se o filme for tão belo quanto a trilha sonora de Michel Legrand a grande fita da próxima semana. Apesar da fotografia maravilhosa (Oscar-79) de Nestor Alemdros, ótima trilha sonora de Morricone, direção e roteiro do competente Terence Mallick, << Cinzas no Paraíso >> (Days of Heaven) não teve o público esperado e também deixou o Condor, onde está em axibição << Joelma, 23.º Andar >>, de Clery Cunha, Juntando as seqüências que a, equipe de Sebastião de Souza Lima rodou em 1974, durante o incêndio daquele edíficio, um roteiro de Dulce Santucci (<< SOMOS Seis >>), esta produção estrelada por Beth Goulart (filha do casal Paulo Goulart-Nicete Bruno, que residiram em Curitiba, há 16 anos), está sendo bem promovida pelo distribuidor Isoro Lassalve e poderá atrair um público razoável. Algumas seqüências são chocantes e o apelo parapsicológico do filme fazem com que aumente o interesse por esta realização. Depois de << O campeão (The Champ), em cartaz no Rivoli, outra reprise segunda-feira , no mesmo cinema, de Zeffirelli: << Irmão Sol, Irmã Lua >>, produção de 1973. Uma lírica visão da vida de São Francisco de Assis, com a canção tema na voz de Donovan, compositor-intérprete que se afastou do meio artístico. Pelo visto o público interessado no novo cinema alemão está aumentando: depois de << Coração de Cristal >> e << Stroszek >>, o Cinema 1 exibe << Aguirre, A Collera dos Deuses >> (Aguirre, der Zorn Gottes), com ação ambientada no Peru, no século XVI e que foi a primeira grande chance de Klaus Kinski em atuar num filme reconhecido pela crítica. Também Ruy Guerra, cineasta nascido em Moçambique mas radicado no Brasil (onde realizou filmes como << Os Cafajestes >>, << Os Fuzis >>, << Os Deuses e os Mortos >> e << A Queda >>, entre 62/76) aparece no elenco. As filmagens de << Aguirre >> foram tumultuadas, tanto é que há alguns meses, ao anunciar que voltaria ao Peru, para fazer lá novo filme, Hergoz recebeu ameaças de entidades defensoras das tribos de índio, que teriam sofrido muito com seu método de trabalho. << Aguirre >>, a exemplo de tantos outros filmes, do novo cinema alemão, teve inúmeras projeções, em cópias em, 16mm, graças ao Goether Institut, a quem se deve a formação de um público interessado neste novo cinema. tanto é que enquanto o Goether traz agora filmes produzidos na República Federal da Alemanha nos últimos 4 anos, chegam, distribuídos pela Eurobrás, os filmes de Herzog ou << Na Encruzilhada das Bestas Humanas >>, de rainer Fassbinder, programado para segunda-feira, também no Cinema 1. A história deste filme de Fassbinder é de Xavier Krotz, o autor de << Ponto de Partida >>, peça que teve sua estréia mundial no Guaíra, há 3 anos, interpretada por Maurício Távora, que sob auspícios do Goether Institut o levaria a várias capitais brasileiras. << Emmanuelle, a Verdadeira >>, de Just Jaeckin, continua no Vitória, enquanto << Kramer x Kramer >> deve permanecer, no mínimo até a próxima quarta-feira, no Astor, quando será substituído por << Um Pequeno Romance >>, sensível e elogiado filme de George Roy Hill. Embora o Festival Hitchcock, realizado na semana passada, no Bristol, não tenha rendido o esperado, Jaime Tavares vai reprisar os filmes do mestre do suspense nas sessões da meia-noite: hoje, às 24 horas, no Astor, teremos << Os Pássaros >> (The Birds), 63, de uma estória de Duphane Du maurier, com Rod Taylor, Tippi Hedren e Susanne Pleshette - para alguns críticos, a última obra-prima de Hitch. Amanhã , uma real obra-prima do cinema: << Morangos Silvestres >> (Smultronstallet), 1957, de Ingmar Bergman, com Victor Sjostrom, Bibi Andersson, Gnnar Bujornstrand, Ingrid Thulin, Naima Wisfstrand, entre outros. Com fotografia de Gnnar Fischer e Bjorn Thermenius e música de Erick Nordgren, este filme está entre os mais profundos do mestre sueco, que se revê sempre com enorme satisfação. Uma semana, como se vê, sem muitas atrações - que sempre oferece algo a quem sabe apreciar o cinema! FOTO LEGENDA 1- Sophia Loren num filme de ação, no Lido: << O Poder de Fogo >>. FOTO LEGENDA 2- Amanhã, à meia-noite, uma obra-prima no Astor: << Morangos Silvestres >>, de Ingmar Bergman.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
1
16/05/1980

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br