Tortuga gauchesca vende o bom pneu
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de janeiro de 1991
Curitiba tem meia dúzia de jinglistas competentes e esforçados na produção de trabalhos para os estúdios locais. Embora nem sempre com as condições ideais de trabalho, bonitos trabalhos saíram não só de estúdios maiores - Sir, Audisom - mas também de estúdios menores, entre os vários que foram instalados nos últimos cinco anos. Paulo Chaves, veterano músico e cantor, múltiplo em sua criatividade - foi também professor, radialista, organizador de festas, etc. - associou-se ao próspero radialista Gilberto Fontoura, hoje um empresário tranqüilo e está fazendo da Elevasom um dos endereços mais procurados pelas agências que precisam de peças musicais - jingles, spots, trilhas, etc., para suas campanhas.
João José, da JJ Comunicação, por exemplo, eufórico com os resultados que seu cliente Artefatos de Borracha Record, fabricante dos produtos Tortuga, para a recapagem de pneus - está conseguindo com que uma peça simples obtenha alta comunicação: num minicassete dando o recado para o público-alvo da empresa - os caminhoneiros e frentistas do Brasil.
Numa fita com 10 músicas exclusivas é apresentada, em forma sonora, as vantagens dos produtos Tortuga, como longa vida, segurança, economia, superior qualidade, etc. Diz João José:
- "As repercussões iniciais têm sido excelentes e já distribuímos 5 mil fitas - algumas em seminários com clientes, outras em feiras do setor de transportes e outras, a pedido, por telefone e através de centenas de cartas que estão chegando".
Provavelmente, nas próximas semanas, a JJ Comunicação iniciará com apoio da Elevasom - e assessoria de especialistas em espanhol - a versão para este material promocional ter distribuição por outros países da América Latina onde a Record também atua.
Das 10 músicas, 8 "vendem" as vantagens competitivas e 2 são apenas músicas típicas. Uma delas, no estilo bem gauchesco, de bailão, lembrando o Gaúcho da Fronteira, "Quando a Barriga Acende o Pisca-Pisca", pode se tornar um sucesso popular. Conta o publicitário João José:
- "Estamos recebendo ligações de emissoras de rádio, do Nordeste e do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nos pedindo cópias da fita, porque estavam recebendo solicitações telefônicas de ouvintes, pedindo "as músicas da UGA".
A "Uga" - é bom esclarecer - é um personagem que a agência de João José criou para conferir maior apelo comunicativo aos produtos da Artefatos de Borracha Record - bandas de borracha, pretas, sem muita expressão visual.
A Uga nada mais é que uma tartaruga simpática, cujo casco é feito de bandas de pneus. Esta idéia óbvia proporcionou grande simpatia à marca Tortuga (que também significa tartaruga). Tanto é que o personagem já é marca registrada e reconhecida no mercado, passados pouco mais de seis meses da sua criação.
Caso os jingles e, especialmente a comunicativa "Quando a Barriga Acende o Pisca-Pisca" emplacarem como sucessos autônomos a campanha, não será a primeira vez que peças publicitárias tornam-se absorvidas naturalmente por outras faixas do público a que se destinavam. E Paulo Chaves e João José ganharão mais razões para estourarem alguns litros de Veuve Clicot no final do expediente!
Enviar novo comentário