Login do usuário

Aramis

Um filme australiano salva a fraca semana

Mais uma magérrima semana cinematográfica. A Copa do Mundo esvazia os cinemas e faz com que as estréias sejam retardadas - ainda mais quando os filmes em exibição apresentam boas bilheterias. Se "A Hora do Espanto" repete em Curitiba o sucesso que alcançou no Rio e São Paulo e faturou mais de Cz$ 200 mil na primeira semana é natural que permaneça em cartaz, assim como vários outros filmes que estão em exibição. Tanto as distribuidoras de filmes estrangeiros como a Embrafilmes já decidiram guardar para agosto/setembro as estréias dos filmes de maior potencial. Por exemplo, o pacote de novos filmes nacionais - a começar por "O Homem da Capa Preta", de Sergio Rezende, o grande premiado em Gramado - só estará nas telas em setembro. Por enquanto, o único filme nacional de bilheteria, em Curitiba, é "Eu Sei Que Vou Te Amar", de Arnaldo Jabor, com a premiada (Cannes-86) Fernandinha Torres. Em julho, no São João - agora fora do "circuito do orgasmo" - deve estrear a nova comédia dos Trapalhões. Já amanhã, segunda-feira, ali chega finalmente, "O Espelho da Carne, de Antonio Fontoura, pornô-chic com artistas globais, boa trilha musical de David Tygel (ex-Boca Livre) e que levado a dois festivais - FestRio (84) e Gramado (85), não obteve nenhuma premiação. PROMESSA AUSTRALIANA - Pouco a pouco, os cineastas mais vigorosos do cinema australiano - que apareceu no final dos anos 70 - estão fazendo carreira nos Estados Unidos. O mais importante deles, Peter Weir, concorreu este ano ao Oscar com "A Testemunha" e hoje está identificado ao sistema de produção americana. Mas o sucesso de "The Witness" fez com que a Art Filmes se animasse a distribuir no Brasil um dos filmes que Weir - (diretor de "Gallipoli" e "O Ano Que Vivemos em Perigo") realizou na Austrália, há alguns anos: "Picnic na Montanha Misteriosa". Um filme de imagens simbólicas, sobre o desaparecimento de três garotas num Dia de São Valentim, em 1900, durante um picnic. Três meninas e uma professora desaparecem numa montanha. E a partir deste fato inusitado - com conotações que vão de "A Aventura" (1960, de Antonione) e "Passagem para a Índia" (1984, de David Lean), Weir construiu uma metáfora sobre o abandono da infância e a passagem para a puberdade. As garotas recusam o mundo dos adultos, e, como Peter Pan, entram na terra do nunca, longe da diretora repressiva e dos pais egoístas que as puseram naquela escola. No elenco, uma atriz fascinante - Anne Lambert - ao lado de jovens intérpretes australianas: Margareth Nelson, Dominic Guard, Vivian Gray, Karen Robson, Jane Wallis e Christine Schuller. No Cinema I, desde quinta-feira. A melhor estréia da semana. "Voluntários da Fuzarca" - Nos anos 60, os jovens do "Peace Corps" eram muito discutidos. Para fugir do serviço militar - ou de problemas pessoais - universitários americanos se dispunham a prestar trabalhos em países distantes - uma espécie de "Legião Estrangeira" revisitada. A comédia "Voluntários da Fuzarca" parte de um episódio fictício dos "Corpos da Paz": um jovem e rico universitário, Lawrence Bourne III (Tom Hanks), para fugir de dívidas com gangsters, acaba indo parar na Tailândia, onde se envolve em várias confusões. O filme pretende ser comédia e o diretor, Nicholas Meyer, tem uma credencial positiva: dirigiu o ótimo ficção científica "Uma Vida em 48 Minutos" e, há 4 anos, fez um dos maiores êxitos de bilheteria (no Brasil) e sucesso na televisão americana: o apocalíptico "O Dia Seguinte". No elenco de "volunteers", apenas new faces: John Candy, Rita Wilson, Tim Thomerson, Cedade Watanabe, etc. Na trilha sonora, sucessos de várias épocas: "As Time Goes By", "Colonel Bogey" (de "A Ponte do Rio Kway", 57), "Puff The Magic Dragon", "Heartbreak Hotel". No Lido II, desde ontem. "O Espelho da Carne" irritou muitos jurados do I FestRio, a concorrer oficialmente pelo Brasil. Houve inclusive alguns que saíram da sala, decepcionados com o nível pornô desta produção aparentemente sofisticada. Levado no ano passado, em Gramado, também não obteve nenhum prêmio - embora encontrasse alguns defensores. Rodado em luxuosos ambientes na Barra da Tijuca e procurando ser, segundo o diretor Antonio Carlos Fontoura, "uma visão crítica-sexual do milagre brasileiro", "O Espelho da Carne" é, na verdade, um pornô não assumido. Com um elenco de nomes globais - Denis Carvalho, Daniel Filho, Moacir Derique, a veterana (mas ainda apetitosa) Joanna Fom e a exuberante Maria Zilda, além do garotão Roberto Bataglim (revelado em "Nunca Fomos Tão Felizes"), esta transposição ao cinema da peça de Vicente Pereira não assume totalmente o lado pornô - embora insinuando até seqüências de sexo explícito. Fica no meio termo, como pornô de luxo, emoldurada por uma ótima trilha sonora de David Tygell, ex-Boca Livre, hoje cada vez mais trabalhando em trilhas sonoras e premiado com justiça, este ano em Gramado, por "O Homem da Capa Preta". Em exibição no Cine São João, a partir de amanhã. OUTRAS OPÇÕES - Dos filmes que continuam em cartaz, há opções para todos os gostos. Quem gosta de dramas bem realizados não deve perder "Marcas do Destino" (Mask), que Peter Bogdanovich realizou inspirado numa história real e que valeu a cantriz Cher o prêmio de melhor atriz em Cannes, no ano passado (Lido I). Aos apreciadores do terror, "A Hora do Espanto" (Fright Night) de Tom Holand, com Chris Sarandon e Roddy McDowall (cine Vitória) tem tudo para agradar. Aos que curtem a violência e guerra, um novo pastiche com a mesma temática já explorada em "De Volta ao Inferno" e "Rambo II: A Missão", ambos dirigidos por Ted Koetchef. "Braddock - O Super Comando" (Missing in Action), de Joseph Zito, com Chuck Norris, campeão de Karate, que os produtores Menahem Gloan e Yoram Globus estão tentando impor como um novo Bruce Lee. Em exibição no Palace Itália. "O Último Americano Virgem", comédia ao estilo de "Pork's " está faturando cada vez mais no cine Itália - onde, segundo previsões do gerente Antoninho Pedreiras, deve se manter em cartaz até o final do mês. Interessante até certo ponto, "Posições Comprometedoras" (Compromissing Positions"), de Franck Perry, com Susan Sarandon e Raul Julia, ganhou uma segunda semana no Condor. Uma trama policial, com alguns momentos de humor. Pode ser visto por quem não é muito exigente. E, nacionalisticamente, "Eu Sei Que Vou Te Amar", de Jabor, continua no Astor. No mais, são as pornochanchadas eróticas do Circuito do Orgasmo, no qual entrou, desde a última quinta-feira, até o Plaza. Quem diria! LEGENDA FOTO 1 - Anne Lambert, uma nova e forte atriz em "Picnic na Montanha Misteriosa", de Peter Weir, a melhor estréia da semana. Cinema I. LEGENDA FOTO 2 - Tom Hanks, um novo ator na comédia "Voluntários da Fuzarca". No Lido II. LEGENDA FOTO 3 - Chuck Norris em "Braddock - O Super Comando": na mesma linha de "Rambo". No Palace Itália. LEGENDA FOTO 4 - "A Hora do Espanto": vampiros nos anos 80, numa fita de agrado popular. No Vitória.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Seção de Cinema
7
15/06/1986

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br