"Visão" transcreve o editorial de O Estado
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de maio de 1980
O ESTADO é o primeiro jornal do Paraná a merecer uma citação na página << Imprensa Nacional >>, que o editor Quartim de Moraes, da área política da revista << Visão >>, coordena desde que aquela influente revista passou a ter periodicidade semanal.
Na edição que foi ontem às bancas, o primeiro tópico - com o logotipo de O ESTADO - transcreve parte do editorial do dia 4, domingo, sob o título << Lenha Na Fogueira Inflacionária >>. Quantim de Moraes pinçou o seguinte trecho de nosso editorial: << A tendência inflacionária, nesses primeiros quatro meses do ano, frustra as esperanças de realização do que previam as autoridades econômico-financeiras ao anunciar uma reversão da tendência ainda durante este semestre. Nessas alturas, com uma taxa acumulada jamais registrada nos últimos quinze anos, nem sequer as autoridades responsáveis pela política econômica-financeira insistentes afirmações anteriores >>. Mais adiante, comentando os destinados a inflação, é transcrito outro parágrafo do editorial: << Em função do próprio gradualismo adotado, além das medidas que, aumentando a receita do poder público, colocam mais de lenha na fogueira inflacionária, como é o caso das recentes alterações do IOF e do Imposto de renda >>.
***
Há mais de dois anos, ao fazer uma longa matéria sobre a imprensa brasileira, << Visão >> já havia destacado O ESTADO como um dos principais jornais do País, elogiando a sua linha editorial e bela apresentação gráfica, sendo que, na época a Editora << O ESTADO DO PARANÁ >> S/A sofria o mais violento boicote por parte do governo.
***
Ainda da << Visão >>: a publicação de reportagem de uma página, com foto em cores de Luciane Petrelli, sobre o bale Guaíra (que de 1.º a 4 de maio, apresentou-se no Teatro Municipal de São Paulo) fez com que o reparte destinado a Curitiba praticamente se esgotasse, uma vez que as integrantes do Balé Guaíra fizeram questão de adquirir vários exemplares, para incluir a reportagem de seus currículuns. Aliás, entretanto há pouco mais de 2 meses na periodicidade semanal, com uma linha diferente das revistas tradicionais - << Isto é>, << Veja >>, << Manchete >>, << Fatos & Fotos >> - << Visão >> está superando as expectativas do presidente do grupo, engenheiro Henry Maksoud. Tanto é que o número de assinaturas vem aumentandos cada vez mais - num crescimento acima dos gráficos mais otimistas. << Visão >> atinge principalmente uma faixa de leitores de alto nível de decisão, embora procure cobrir amplamente também outras áreas - como comportamento, tecnologia e cultura. Aliás, a responsável pela editoria da área cultural é a jornalista Miriam Paglia Costa, durante anos uma das principais animadoras culturais de Londrina, onde também atuou com destaque na imprensa.
Enviar novo comentário