Agora, enfim, a cultura popular
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de setembro de 1989
O Conselho Editorial do jornal "Nicolau" foi criado pelo secretário René Dotti, através da resolução nº 90/89, de 1º de setembro de 1989, publicada no "Diário Oficial do Estado" em 12/09/89, conforme aqui publicamos.
Para integrá-la, René designou Wilson Bueno, poeta e editor do "Nicolau", Milton Ivan Heller, Walmor Marcelino, Hélio de Freitas Puglielli e Alice Ruiz. Os três primeiros são jornalistas com mais de 30 anos de vivência em redação. Walmor, ao longo de uma vida de coerência política-ideológica, tem tido várias e importantes participações em projetos culturais (teatro, publicações, etc.). Milton Ivan Heller, um dos calejados repórteres do Paraná, nos últimos três anos tem se dedicado a pesquisas históricas, autor do livro sobre a repressão no Paraná e trabalhando atualmente num livro sobre o Contestado. Hélio Puglielli, editoralista por mais de 10 anos de "O Estado", professor do curso de Comunicação da UFPR, "scholar" de excelente formação, é crítico literário, colaborando com várias publicações. Alice Ruiz, poeta e tradutora, autora de vários livros, também tem um invejável curriculum. Portanto, um Conselho Editorial de peso e que já na primeira reunião propôs temas como "Cultura e Política" (através de textos de vários jornalistas e escritores ligados a área política), uma entrevista com a mímica Denise Stocklos (paranaense, de Irati, hoje um nome internacional), ampla reportagem-pesquisa sobre o Paraná na última campanha presidencial, a ser elaborada pelo jornalista Nilson Monteiro, além de outros artigos, ensaios e textos que diversificarão o próximo número do "Nicolau", conforme determinação do secretário da Cultura.
Portanto, "ao se recusar a colaborar com o Conselho Editorial e criticarem a elaboração desta pauta, os integrantes da antiga equipe, agora desfeita, mostraram um preconceito inconcebível com as finalidades da publicação", conforme nos disse o secretário René Dotti.
Enviar novo comentário