Antoine, um arquiteto que traz a medicina e ecologia oriental
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de novembro de 1990
A presença de Antoine Stauder, 39 anos, terapeuta francês, professor de Medicina Oriental e Shistsu, formado pelo Kushi Institut, em Boston, fazendo cursos, palestras e mesmo atendendo a um (reduzido) número de pessoas no Centro Corporal Milena Morozowicz (Alameda Princesa Isabel, 160, fone 234-6937) não limita seu interesse apenas em ser um conceituado profissional com conhecimentos profundos em áreas como o diagnóstico Visual, Shistsu e o Tao do Amor. Isto porque como arquiteto formado pela École National Superieur de Beaux Arts et Architecture, em Paris, turma de 1972, Simon tem unido a arquitetura aos seus estudos de medicina oriental com projetos ecológicos - o que o levou a viajar pela Índia e outros países asiáticos. Em 1979, foi um dos organizadores de um Congresso de Medicina Natural e Ecologia, em Paris, com mais de 50 especialistas. Há seis anos, como integrante do Centro de Estudos e Tecnologia/Pomares Orgânicos, participou do avançado projeto de construções de galpões e casas em madeira e terra, num trabalho que prosseguiria entre 1983/86 no Chile, com edificações originais, integrando elementos e materiais não convencionais.
Diversificado em seus interesses culturais - por dois anos foi assistente do diretor de vanguarda Bob Wilson em Nova York, co-fundador do "Contact", estúdio de música contemporânea em Strasburgo, três livros de poesia publicados, Antoine Stauder Simon fala oito idiomas e se mostra sempre interessado em desenvolver novos projetos. Sua presença em Curitiba - a partir de segunda-feira, 19, é uma oportunidade para o prefeito Jaime Lerner, sempre preocupado em intercambiar experiências na área do urbanismo, ecologia e habitação, encontrar-se com um profissional de curriculum respeitável.
Milena Morozowicz, responsável pela vinda de Simon a Curitiba, está impressionada com a agenda de trabalhos que ele próprio programou: fará várias palestras, orientará três cursos e ainda atenderá cinco clientes, individualmente, por dia. E, naturalmente, quer conhecer a cidade.
LEGENDA FOTO - Antoine Simon: medicina oriental e projetos ecológicos.
Enviar novo comentário