O dicionário de medicina legal
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de outubro de 1988
Discreta mas eficientemente, a Editora Universitária Champagnat da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Educa-PUC - vem cumprindo um programa editorial com pontos sólidos. No dia 26, no auditório do Instituto Médico Legal, houve o lançamento do "Dicionário de Medicina Legal", de autoria do professor Elias Zacharias e do médico Manif Zacharias, legistas que durante mais de três décadas atuaram na área de Medicina Forense.
Profissionais experientes, com conhecimentos sólidos, adquiridos no magistério superior (transmitidos a mais de uma geração de estudantes de Medicina e Direito) e também nos trabalhos em co-autoria, sempre com a colaboração do Dr. Miguel Zacharias Sobrinho, produziram uma obra de referência destinada a ter interesse nacional.
xxx
São 516 páginas, centenas de verbetes, com fotos originais e desenhos elucidativos da matéria. Obviamente, não se trata de uma obra de beleza estética - ao contrário, com imagens ilustrativas chocantes, mas indispensáveis para complementar as milhares de informações contidas dentro da Medicina Legal. Um dos autores, Manif Zacharias, dizia, há alguns dias, que este trabalho "é fruto de intenso e acurado labor, único no gênero, ao que se sabe, pela maneira como está exposta a matéria nele contida". Embora destinado a um público específico, foi escrito em linguagem objetiva, sem rebuscamento de termos "que pudesse tornar ininteligível, ou pelo menos, dificultar a compreensão dos inúmeros temas nele abordados", diz Zacharias.
O lançamento nacional desta obra será no X Congresso Brasileiro de Medicina Legal (Fortaleza, a partir do dia 5), evento em que Miguel Zacharias e Marilda Zauer Guimarães, representando o Paraná, farão palestras sobre "Prova Pericial do Crime de Adultério".
Enviar novo comentário