Belarmino, 60 anos.
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de novembro de 1980
Pelo menos duas homenagens marcarão os 60 anos de uma das pessoas mais queridas da vida artística paranaense: Nhô Belarmino, no registro civil Salvador Graciano, nascido em Rio Branco do Sul a 3 de novembro de 1920. Ontem à noite, no encerramento da Feira Nacional de Humor, houve menção ao humor sadio, honesto e musical de Belarmino que junto com sua esposa, Julia Alves Graciano - a Nhâ Gabriela forma há 40 anos a dupla que sem favor é a de maior popularidade do Estado. Residindo há alguns anos em Antonina. Belarmino também será lembrado pelo prefeito Angelo Savarin: como o seu aniversario coincide com o da cidade, a festa será grande com banda de música, coreto em praça pública e muitos discursos durante toda a quarta-feira dia 4.
Belarmino e Gabriela, que se conheceram em 1937, quando ele trabalhava na Radio Clube Paranaense, formando dupla com Chiquinho Montaldo (anteriormente a dupla era a irmã, Pascoalina) começaram a cantar juntos em 1940. 3 anos após o casamento. E nestes 40 anos fizeram milhares de shows, durante mais de 10 anos eram a maior atração dos programas de auditório da Rádio Guairacá e, a partir de 1950 gravaram inúmeros 78rpm e elepes na RCA, CBS, Copacabana e Chantecler. Um dos três filhos do casal, Ivan, também acordeonista e compositor, fundou há dois anos uma etiqueta a BG Discos, que com produções feitas no SIR, já lançou 13 elepes de musica rural e, há 6 meses, reeditou os maiores sucessos de Nhô Belarmino e Nhâ Gabriela, num belo trabalho documental.
Os 60 anos de Salvador Graciano e os 40 anos de vida artística do casal Nhô Belarmino & Nhá Gabriela - merecem os cumprimentos de todos. Eis aí um tema para que os legisladores lembrem-se amanhã, na Câmara e Assembléia. Afinal, eles merecem. E como!.
LEGENDA FOTO 1 - Nhô Belarmino.
Enviar novo comentário