Login do usuário

Aramis

Cantoras

Mesmo se houvesse preconceitos machistas, seria impossível deixar de dedicar especial atenção ao volume de discos com mulheres que aparecem mensalmente,. Aqui, alguns rápidos registros. De princípio o volume 2 de << Barbra Streisand`s Greatest Hits >>, que mesmo aos colecionadores de todos os elepês desta cantora-atriz-show woman (agora também produtora), torna-se um lp recomendável. Aqui estão faixas extraídas de vários de seus elepês, anteriores lançados pela CBS, como << Prisioner >>, tema do filme << Os Olhos de Laura Mars >>; << Evergreen >>, da (3.ª) refilmagem de << Nasce Uma estrela >>, de Paul Willians/Barbara - que valeu o Oscar de melhor canção há 3 anos; << The Way We Were >>, outro inesquecível tema cinematográfico << Songbid >>, << Superman >>, << Stony End >>, músicas que deram títulos a alguns de seus muitos elepês. Há ainda um clássico de Neil Diamond e o casal Marilyn/Alan Bergman, com a participação de Diamond - << You Don`t Me Flowers >>; << All In Love Is Fair >>, de Wonder e << Sweet Inspiration >>. Enfim, miss Streissand sempre se ouve com imensa satisfação. Mireille Mathieu, ex-operária numa fábrica em avignon, França, com 18 anos de carreira é hoje um nome internacional, interpretando composições de Paul Anka (Ariola, maio/80). Gravado em Princípios do ano passado, << Mireille Mathieu Singa Paul Anka >> é um disco que basicamente se volta a canções que tenham por tema as relações entre duas pessoas. E num trabalho de muita identificação, o resultado foi positivo: as músicas de Anka, entre as já conhecidas (<< A Man And A Woman >>, << You And I >>) ou novas, como << Life Song >> e << Andi >>, trazem uma excelente cantora - tendo alguns duetos com o próprio compositor-produtor. Notícias de revistas de << gossips >> e mesmo da imprensa mundial por seus relacionamentos com políticos famosos, Linda Ronstadt continua na crista da onda. E como dizer a própria WEA, ao apresentá-la tem << Mad Love >>, a julgar pelo designe << new wave >> da capa deste disco - e mais ainda, pelos rocks desenfreados que marcam todo o disco, Linda mudou e muito. Sua instância de country-rock foi substituída por um som cru e pulsante que admite três versões de Elvis Costello (<< - Party Girl >>, << Talking in the Dark >> e << Girl Talk >>) e 3 músicas de Mark Goldenberg, líder do grupo Angelina Cretones. << Mad Love >> já entrou em 5.º lugar na parada da << Bilboard >>, representa uma nova guinada na carreira desta americana de Tucson, Arizona, 34 anos, que com << Living in the USA >> vendeu 2 milhões de cópias e foi capa de revistas como << Time >> e << Rolling Stone >>. E se Linda já é um nome consagrado, há as novas vozes e rostos que aparecem. Como Phyllis Human, nascida na Filadélfia, a mais velha de 7 irmãs e que com apenas 9 anos de carreira profissional - iníciou com o grupo << The New Direction >>, em 71, passou pelos conjuntos << All The People >>, << The Hondo Beat >> e << Joe Donato >>, formaria seu próprio conjunto, há 6 anos passados, depois de ter atuado em << Lenny >>, de Bob Fosse - o premiado filme sobre a vida de um show-man americano, vítima das drogas, até hoje inédito no Brasil. Mas foi em Nova Iorque, que Phillis teria as melhores oportunidades, trabalhando com compositores como Robert Flack, o guitarrista George Benson, o ex-beatle George Harrison, Stevie Wonder e a dupla Asford e Simpson. Após participar de alguns lps de outros artistas (Norman Connors e Michael Henderson, entre outros), tinha sua chance de fazer um lp-solo, onde se destacavam sucessos como << I Don`t Want To Lose You >> e << One Thing On My Mind >>. Uma linha de cosméticos (Reulon) a contratou para promover seus produtos e isto ajudou a merecer o título de << Best New Female >>, em 77 da << Record World >> e, em 78, ser citada como a mais elegante e charmosa cantora americana. Já contratada da Arista, em seu segundo lp, << Somewhere In My Lifetime >>, interpretava nada menos que músicas de Jimmy Van Heusen (<< Here`s That Rainy Day >>) e tinha, a acompanhá-la tecladistas como Herbie Hancock e Barry Manilou (também o produtor). Agora, no Brasil, é lançada já em seu terceiro lp, << You Know To Love Me >>, faixa-título de maior viabilidade comercial, embora cada uma das outras músicas tenham todas as chances de tornar uma grande vendedora de discos. Outra cantora nova, que tanto visual como auditivamente tem muito para acontecer é Karla Bonoff: << Restles Nights >> (CBS, 1381173), produção de Kenny Edwards, a traz não apenas como intérprete, mas também autora de quase todas as faixas - << Trouble Again >>, << The Letter >>, << Baby Don`t Go >>, << Loving You >>, ou, junto com Pepe Seeger, fazendo um arranjo de um tema tradicional: << The Water Is Wide. Por último, registre-se outra bela morena, que também chega ao Brasil, via Ariola/MCA: Debbie Jacobs. Em << High On Your Love >>, produção de paul Sabu, responsável pelos arranjos, guitarrista e autor de todas as músicas, Debbie interpreta seis faixas, todas de duração acima do normal - que se não tem maiores chences de promoção nas rádios, podem ainda serem curtidas, nas discotheques: << High On Your Love >>, << Lovin`Spree >>, << Hot Hot >> (Give It All You Got) - com quase sete minutos, é a que << puxa >> o lp; << Make It Love >>, << What Goes Up >>, << I Can Never Forget >> << A Friend >>. FOTO LEGENDA 1- Linda Renstadt FOTO LEGENDA 2- Barbra Streiands Greatest Hits Volume 2 FOTO LEGENDA 3- Mireille Mathieu Sings Paul Anra FOTO LEGENDA 4- Razla Bonoff FOTO LEGENDA 5- (?)
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Jornal da Música
1
25/05/1980

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br