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Aramis

Discos - Ah! Esta adocicada música orquestral

Percy Faith, André Kostelanetz e Ray Connif - três maestros-arranjadores perante a quem os críticos torcem o nariz mas que uma imensa faixa de público em vários países garante a periódica aceitação de seus regulares álbuns. Kostelanetz, o mais criticado de todos, foi devidamente ironizado pelo romancista Philiph Roth, que o colocou como ídolo de um tragicômico personagem de sua novela "Goodbye Columbus" (filmado por Larry Peerce, lançado no Brasil como "Amor de Primavera"). Pois a CBS, dona de um dos catálogos internacionais mais valorizados mas que em seus lançamentos no Brasil preocupa-se - o que é comercialmente justificável - apenas em editar os intérpretes e orquestras de aceitação popular imediata, coloca nas lojas mais dois lps instrumentais, quase que na linha "feito para dançar", com as orquestras de Connif, Faith & Kostelanetz. Percy Faith e André Kostelanetz tiveram seus lps internacionais fundidos numa única gravação, onde a produção (nacional) cuidou de separar os temas de mais atualidade, alguns temas de filmes, outros sucessos que apareceram à partir do ano passado. Assim com Percy Faith - maestro e arranjador canadense, 66 anos, ex-diretor musical da Canadian Broadcasting System, em Nova Iorque desde 1940, temos "Corazon" de Carole King, "Enter The Dragon" que o argentino Lalo Schifrin criou para o filme "Operação Dragão", "Pata Pata", o sucesso de Míriam Maketa há 8 anos, "Crunchy Granola Suite" de Neil Diamond, "Skybird", do mesmo Diamond - tema do filme "Fernão Capelo Gaivota" e mais o tema de "Serpico", filme da Paramount, com trilha sonora do respeitadíssimo Mike Theodorakis. Com a orquestra de Kostelanetz temos neste lp (CBS estéreo 137841, maio/74), "Tie A Yellow Ribbon Round The Ole Oak Tree" (Leon Russell), "Kodachrome" (Paul Simon), "Sing" (J. Raposo), "You Are The Sunshine Of My Life" (Stevie Wonder), "My Love" (Linda/Paul McCartney) e "Killing Me Softly With Her Song" (C. Fox/N. Gimbel). Mais regular do que Faith/Kostelanetz, Ray Connif tem uma forma única, estandartizada de faturar com as músicas do momento. Se alguém se deu ao trabalho de colecionar seus lps lançados no Brasil pela CBS nestes últimos 20 anos já deve ter uma coleção de quase 50 discos, pois de 2 a 3 lps saem obrigatoriamente a cada ano. Neste seu novo volume (CBS, 147840, maio/74), o carro-chefe é o belíssimo tema que Marvin Hamlish e o casal Alan e Marilyn Bergman criaram para o filme "Nosso Amor de Ontem" - The Way We Were, que mereceu o Oscar-74 de melhor músisca. Aqui o vocal é de Jack de Ward. Mas todo o álbum é na base de músicas agradáveis, nos arranjos cor-de-rosa do loiro Connif: "The Most Beautiful Girl", "Leave Me Alone", "Who's In The Strawberry Patch With Sally", "Top of the World", "Goodbye Yellow Brick Road", "Loves Me Like a Rock", "Photograph", Beyond Tomorrow", "Dear Father/Be" e "Paper Roses". Na mesma linha dos álbuns acima é a nova série da CBS "Música Para Amar", de quem sai agora o volume 2 (Estéreo 137843, maio/74), reunindo os mais românticos intérpretes do elenco internacional da Columbia e mais a galinha de ovos de ouro da filial brasileira, Roberto Carlos na faixa "Proposta", de seu último lp. Assim, para quem não se dispõe a investir nos diversos lps dos românticos ídolos (?) da CBS, eis um disco-sucesso que preenche os gostos de quem procura um bom fundo sonoro para seus momentos de amor (em especial no carro, já que a edição é simultânea ao minicassete). Com a orquestra de Percy Faith temos novamente o tema de "The Way We Were", mais "Angelica" (B. Mann/C. Weill) e "Eres Tu" (Touch The Wind), (J. Calderon/M. Hawker); com Ray Connif as faixas "Touch Me In The Morning" (um título bem sugestivo para os fins que se propõe este lp) e "Young Love". O indefectível André Kostelanetz e orquestra ataca com "I'm Always Chasing Ranbows". No setor de vocalistas, a coisa melhora: Barbra Streissand em "All in Love Is Fair" (Stevie Wonder), Johnny Mathis com "Neither One of Us" e "And I Love You Só"; Andy Williams em "That Is All" e, finalmente, Liza Minnelli com "Harbour" (P. Allen).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
14
26/06/1974

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