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Aramis

CLÀSSICOS DO BALÈ

realmente a Faixa que prestigia a música erudita não tem do que se queimar em metéria de lançamentos . Além dos pacotes produzidos por Muurício Quadrio para a Ariola (com gravaçãos da astatal harmonia,da URSS) e CBS (Trazendo uma série de novos virtuosos, como aqui registramos na semana passada),a polygram, que através de seus selos Philips, london e Deutsch Grammophn, mantém um excelente nível de edições, traz mais nove excelentes discos - entre grandes orquestras, pianista e musica lírica. São gravações digitais, da melhor quantidade com o esmero e atenção que cauterizam as produções distribuídas pela poligram .Dois álbuns são de obras composta para o ballet , conhecidas de outras gravações , mas agora em novas gravações. De principio , a imensa e marcante .. "A sagração da primavera", de Igor Stravinsky (1882-1971), na versão de 1913 com a orquestra filarmônica de Israel ,sob a gerência de Leonardo Bernstein. Para se ter idéia da importância histórica desta obra - que ao estrear ,há 70 anos provocou grande escalado foi o fato de que em novembro de 1981, um rascunho de Srtavinsky para " A sagração da primavera " foi vendido em Londres por 330 mil libras, -o maior preço jamais pago por um manuscrito musical. Uma obra riquíssima, um março divisor na musica sinfônica moderna, que se enriquese a cada nova interpretação -especialmente quando feita por uma sinfônica com a de Israel, regida pelo lendário Bernstein "Syphides" o grande ballet romântico de FréderieChopin (1810-1849), orquestrado por Ray Douglas e a música do ballet de "Hamlet" de Ambroise Thomas (1811-1896), com a Mathial Philharmonic Orquestra, sob gerência de Richarb Bonynge, constituem outro lançamento primoroso da londom."Syphides" de Fokine foi um dos ballets apresentados por Serge Diaghlev quando da história temporada inaugural dos Ballets Russos em Paris, tendo em sua primeira apresentação a 02 de junho de 1909 - e como interprete nada menos que Anna Pavlora, Tamara Karsavina e Nijinski; e depois dessa data todas as grandes companhi do mundo inteiro dançaram as ''Sylphides''. Já ''hamblet'' tem uma origem curiosa: no século xix a ligação entre a opera e ballet era estreita na ópera de paris. Nenhuma ópera era aceita se não compreendesse um ballet intercalado. Os conpositores dramáticos franceses esforçaram-se pois em fazer música de ballet e procuram atingir um padrão de excelência. O ballet de ''Hamlet'', a ópera de Ambroise Thomas, criada em 1869, não é execução. Este ballet ópera estevo no repertório da Ópera de Paris até 1938,sendo retirada então - o que explica o seu relativo desconhecido. Com essa gravação resgata-se a bela música que marcava o ballet intercalado no IV ato da ópera de ambroise Thomas . A sétima sinfonia de Jean Sibelius (1865-1957) foi concluída em março de 1924, Sibelius a chamou de ''fantasia sinfônica'' mais ,dou o ultimo depois de ter convencido de seu verdadeiro caráter sinfônico na primeira audição; e, de fato busca da unidade sinfônica perseguida em toda em toda sua vida pelo compositor, encontrou nessa obra sua realização estrema. Esta sétima sinfonia de sibelius, em seu caráter épico fica em gradecida na interpretação da orquestra Philharmonia sob gerência de Vlaldimir Ashkenazy, nos chega num registro perfeito -compretando com outra bela obra de Sibelius, a ''Tapiola'' - com todas as imagens mágicas que a obra do compositor nos sugere. Não se trata, aqui de um cartão postal de lago, floresta e céu; no terror , a magestade, a solidão de ''tapiola'' é algo de nossa natureza que a nós se revela. Com a Acadey of st. Martin-in-the fields sob gerência de lona Brown, tendo como selista de oboé Heinz Hollinger, temo três concertos originais de Johann Sebastião bach (1685-1750):os concertos em fá maior para oboé, cordas e continuo. Particulamente significativo o lançamento desse álbum no Brasil porque embora o oboé ucupe uma posição muito importante nas obras orquestrais de Bach, nenhuuma obra de música câmara ou solista nos chegou.com-tudo, há mais de um século os especialista sabem que quase todos os concertos para cravo são transcrições de concertos para violinos ou obé , parcialmente conservados. Assim, ao fazer a trascrição para o instrumento de Holliger-que toca oboé e obé d`amore-Iona Brown, do Academy of St. Martin-in-the Fields nos oferecem um disco marcante erevelador.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
19/08/1984

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