O ballet Carmen
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de abril de 1975
Não sabemos se por coincidência da estréia da ópera "Carmen", ocorrida no dia 3 de março último (foi apresentada pela primeira vez em 3 de março de 1875, na Ópera-Comique de Paris), o fato é que a RCA Victor, lançou no Brasil "The Carmen Ballet" com Arthur Fiedler e sua Boston Pops. Na raquítica nota de contracapa, algumas informações que merecem ser conhecidas: "Sem instrumentos de sopro, nem metais, nem harpa - somente cordas e o incrível: 47 instrumentos de percussão!" (era Arthur Fiedler comentando por telefone o que acabava de estudar na partitura do Bailado de "Carmen", "... E na Canção do Toureador desaparece a melodia por completo, mas tem-se a absoluta sensação de que se a está ouvindo!". O maestro estava entusiasmado! O ano de 1970 marcou a 41ª temporada de Arthur Fiedler como maestro permanente da Boston Pops. Durante esse tempo acumulou uma biblioteca com milhares de trabalhos. O vivificante deste estupendo músico é sua contínua busca de novo material para entreter a audiência durante a temporada de primavera no Boston Symphony Hall e a sua audiência permanente através das gravações fonográficas". A autoria deste "The Carmen Ballet" é dividida: ao trabalho original de Georges Bizet (1838-1875), acrescente-se a partitura que o russo Shchedrin compôs especialmente para o bailado que sua célebre esposa - a primeira bailarina do Ballet Bolschoi, Maya Plisteskaya, apresentou com grande êxito. E este trabalho é que foi gravado por Arthur Fiedler e sua Boston Pops, numa contribuição para divulgar as novas faixas de consumidores para esta cigana fascinante, concebida pelo francês Prosper Mérimèe (1803-1870), em livro escrito em 1845 e que depois de se transformar em Ópera, foi também um dos maiores sucessos em sua versão cinematográfica 1948, com Rita Hayworth).
Enviar novo comentário