Música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de janeiro de 1973
Arthur Fiedler (ilustração) pode orgulhar-se de ter sido um precursor de algo que está muito em moda atualmente: arranjos populares para temas clássicos, o que se por um lado tem irritado os puristas - como os nossos diretores da Pró-Música e Scabi - da chamada << música dos grandes mestres >>, por outro lado tem feito com que uma ampla faixa de público, tradicionalmente avessa a música clássica, descubra que afinal os temas de uma Bach, Beethoven ou Mozart não são assim tão << difíceis >> de serem atendidos. Há muitos anos - antes dos Singles Singers fizerem o primeiro volume de << Jazz Sebastian Bach >> e quando Waldo de Los Rios ainda usava calças-curtas, na Argentina - o velho Fiedler, com sua orquestra de cordas - a hoje famosa Boston Pops - já procurava aproximar o erudito ao popular, através de arranjos inteligentíssimos. E assim, ganhou fama e dinheiro e deu ao público algo de novo em termos musicais. Hoje meio esquecido da nova geração. Fiedier reaparece com um dos mais bonitos discos da temporada, não com arranjos de musicas clássicas, mas sim o << son rock >> de Burt Bacharach-Hal David, dois dos mais férteis compositores aparecidos nestes últimos anos. E assim em << What the world needs now >> (Polydor/2392021), temos musicas como << The Lock Loock of love >>, << Promises, Promises >>, << Alfie >>, << Wives and Lovers >> (Hey, little Girl), << What the world needs now is love >>, << This guy`s in love With your >> << Haindrops keep fallin (conny head >> << I`LL never fall in love again >>, << Make it Easy on Yourself >> e << Do you know the way to San Jose >> - temas conhecidissimos (a maioria, do cinema), mas que ouvidas agora, com a Boston Pops, soam como novidade.
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