Mais uma ocasião de rever a bela Carmen
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de abril de 1987
Como "Amor Bruxo" (El Amor Brujo), 1985, de Carlos Saura, ainda não tem data para estrear em Curitiba, o atuante Francisco Alves dos Santos programou para o Groff a reprise de "Carmen", 1983, do mesmo Saura, para amanhã à meia-noite e domingo, às 10 horas da manhã.
Trata-se de um dos mais felizes exemplos da dança no cinema, com Saura conseguindo belíssimas imagens e atuações soberbas de Antônio Gades (também responsável pela coreografia) e Laura Del Sol, Cristina Hoyos, Juan Antonio Jimenez, Sebastian Moreno, Pepa Flores e, em participação especial, o violonista Paco De Lucia.
Fotografado por Teo Escamilla, com temas do próprio Paco de Lucia acrescentado a música de Bizet, "Carmen" é uma pequena obra-prima que deu prosseguimento ao "Bodas De Sangue" de 1981 (com a mesma equipe) e que se completa agora com "El Amor Brujo", no qual Saura encontra-se com a arte do mais universal compositor ibérico: Manuel de Falla.
"El Amor Brujo" foi o terceiro filme-ballet de Saura, que incursionou pela primeira vez no gênero com "Bodas De Sangue", de 6 anos passados, convidado hors concours em Cannes e que voltou a cultivá-lo, em 1983, com "Carmen", um dos trabalhos mais perfeitos de sua carreira. A consagração mundial veio com dois troféus em Cannes - o de melhor contribuição artística e o Grande Prêmio da Comissão Técnica Superior do festival - e aplausos mundiais.
Faz bem sempre rever filmes como "Carmen". Um filme de especial atração para os que amam a dança.
LEGENDA FOTO - Antonio Guedes e Lauda Del Sol em "Carmen", um belíssimo filme-dança, realização do espanhol Carlos Saura.
Enviar novo comentário