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Aramis

O Nektar [germânico]

Graças [à] visão do produtor José Rozembliet Sobrinho da Top Tap, o público brasileiro está tendo oportunidade de conhecer também o expressivo e vigoroso rock [germânico]. Com o Nektar, o mais importante grupo pop da Alemanha, temos mais quatro importantes [elepês], que registramos a seguir. Não há nenhum registro de que qualquer outro conjunto de formação tão [recente] quanto o NEKTAR, tenha alcançado tanto, em tão curto espaço de tempo. A pergunta que a todos ocorre é o que e quem se esconde por trás desse grupo que foi capaz, por si mesmo, de fazer um "nome" na Alemanha e em todo o resto do mundo. Os integrantes do NEKTAR são ingleses, e não alemães como erroneamente se pensa. Certamente, isto do fato de alguns deles já estarem na Alemanha desde 1965. Eles se encontraram, pela primeira vez, em 1968 - Hamburgo, no famoso "Star Club". Foi durante uma jam session que Roye Albrighton (guitarra-vocal) tocou com Derek "Mo" Moore (baixo-vocal) e Ron Howden (bateria). Eles perceberam, então, que sua música se harmonizava maravilhosamente, e [maio de] 1969, MO formou o grupo NEKTAR. O NEKTAR começou tocando em diversos clubes alemães, e num deles, em janeiro de 1970, encontraram Mick Brockett, completamente "quebrado", depois da quebra de um contrato por parte de seu promotor alemão. Em 1969, Mick, inspirado por um "Lighshow" no Jefferson Airplane, fundou o "FANTASIA-LIGHSHOW" com mais dois sócios. Sempre crescendo em popularidade, eles se tornaram um complemento indispensável aos shows de Pink Floyd, Fleetwood Mc, Pretty Things, etc. Na Alemanha depois do desapontamento inicial, a sorte sorriu para Nick, e ele, um admirador do som do NEKTAR, juntou-se ao grupo como "músico de luzes". O primeiro sucesso do NEKTAR foi obtido numa apresentação no PN-Club, de Munique, em 1970. Sua música e seu jogo de luzes foi tão impressionante, que um produtor americano contratou-os, imediatamente, e levou-os para Boston, para a gravação de um LP: Nos Estados Unidos, NEKTAR não foi muito longe. Assim, três meses mais tarde, retornaram [à] Alemanha e se estabeleceram em Seeheim, Bergstrabe. Pouco tempo depois Keith Walters, também especialista em efeitos visuais, juntou-se temporariamente ao grupo, e fez com que o show de luzes ficasse duas vezes mais forte. NEKTAR esperou em vão pelo lançamento de seu LP americano. Por causa das limitações de seu contrato, eles se encontravam completamente tolhidos, sem poder dar nenhum passo avante. Nesse meio tempo, mais material ia sendo composto, o show de luzes estava perfeito e NEKTAR trabalhava sob a sua mais crucial condição financeira. Muitas vezes, tiveram de enfrentar o problema da mera sobrevivência. Depois que seu infrutífero contrato americano terminou, o NEKTAR decidiu assinar com BACILLUS RECORDS, hoje uma etiqueta da BELLAPHON. O seu primeiro lançamento pela nova gravadora foi "JOURNEY TO THE CENTRE OF THE EYE" (composta muito antes de "Journey to the Centre of the Earth"), uma ópera [...] espacial. Mick e Keith apoiavam a performance acústica com uma eterna sucessão de vivas e sensuais visões coloridas. Logo em seguida, os países europeus começaram a publicar notícias sobre o NEKTAR. Assim, em março de 72, eles fizeram uma tour pela Inglaterra e em abril apresentavam-se na Alemanha com o grupo inglês IF: Ambas as excursões foram bem sucedidas. A enorme reação da audiência, provou que o NEKTAR tinha desenvolvido o "feeling" adequado, e uma intensa comunicação entre a platéia e o conjunto. Devido a sua admirável [diligência] , ao seu idealismo e a enorme fé em sua música, o NEKTAR foi capaz de penetrar até o sucesso, no cenário musical europeu. Em novembro de 1972, seu segundo LP - "A TAB IN THE OCEAN", foi colocado no mercado, e o grande sucesso alcançado pelo primeiro, aconteceu outra vez. No final de 72, Keith Walters retornou para a Inglaterra. Em 1973, vários contratos foram assinados para tours na Suíça, França, Inglaterra, Áustria, assim com, 4 semanas na América, com Frank Zappa, excursões pela Nova Zelândia, Austrália e Indonésia e vários shows em TV. A excursão com Frank Zappa, estava marcada para 1974, ano em que o conjunto, atingiu o último reduto de sua luta pelo sucesso. Isso aconteceu com a apresentação de seu quarto LP - "REMEMBER THE FUTURE", um sucesso mundial. Antes dele, tinha sido lançado o álbum duplo - "SOUNDS LIKE THIS". No final de 74, foi lançado o quinto LP do NEKTAR - "SUNDAY NIGHT AT LONDON ROUNDHOUSE" e no início de 75 - "DOWN TO EARTH", outro que já está seguindo o mesmo caminho do "REMEMBER THE FUTURE". Eis um pouco da história dos elementos do NEKTAR: DEREK "MO" MOORE: (baixo - vocal) MO nasceu em Dearne, Inglaterra, com todos os outros membros do NEKTAR, ele é um "virtuose", em seu instrumento. Com 7 anos já aprendia piano e com 16 formou seu próprio conjunto. Desde o começo MO cristalizou-se como o gerente do grupo. Ele contribuiu consideravelmente para o sucesso do conjunto e para o fato ter sido tantas vezes chamado para concertos. Como era ele que tratava pessoalmente com promotores e [agências] ,logo aprendeu que os intermediários, geralmente, ganham mais do que o próprio artista. Para impedir isso, MO formou sua própria agência, a qual, trata de todos os problemas do NEKTAR, relativos a concertos, divulgação, etc. A ambição de MO é trabalhar em uma base estável e honesta, tanto como músico, quanto como empresário. ALLAN FREEMAN: (piano - vocal) - Tem o apelido de "TAFFY" desde 8 anos, quando já estudava piano e canto. Suas primeiras apresentações tiveram lugar em hospitais ingleses, para entretenimento dos pacientes. Tocou por 2 anos, na orquestra de seus pais, e mais tarde com MO e RON, no conjunto "PROFHECY", que se tornaria NEKTAR. RON HOWDEN: (bateria) - interessou-se por música somente aos 18 anos, e aprendeu, por si só, como entrar no mundo mágico da bateria. Juntou-se a vários grupos com influências diversas, e foi assim que ele tocou com "UPSETTER", PHOPHETS" e "PROPHECY", com MO e TAFFY. RON aparece no palco - como todos os outros músicos do NEKTAR - somente ambicionando dar o melhor de si mesmo para o resto do grupo. ROYE ALBRIGHTON: (guitarra - vocal) - Muito simpático. Foi o único que depois daquela jam sessiom, foi com outro conjunto para a Suécia, onde, um ano depois, recebeu um telegrama de MO para retornar imediatamente para a Alemanha, para tornar-se o elemento final do NEKTAR. ROYE embalou suas coisas e veio para a Alemanha, onde em 1969, o NEKTAR, foi finalmente fundado. MICK BROCKET, o lighshow-man MICK tem de se entendido como um músico dentro do grupo NEKTAR. Além de seu conhecimento em jogo de luzes, ele sabe tocar alguns instrumentos, já tendo participado de uns poucos conjuntos. Tudo o que ele usa em seu show, ele adapta, perfeitamente, à música do NEKTAR. O que os ouvidos ouvem, os olhos vêem. Mike faz girar as melodias, as quais aparecem na enorme tela, e são uniformemente fundidas com várias cores. Slides podem ser vistos e vão embora, como se nunca estivessem estado lá, para logo surpreender em mudanças e novas formas e numa incessante circulação de visões coloridas, as quais, correm em perfeita harmonia com a música até o fim. Discografia: (discos já lançados no Brasil). "REMENBER THE FUTURE" - OW-607 "A TAB IN THE OCEAN" - OW-613 "JOURNEY TO THE CENTRE OF THE EYE" - OW-614 "SOUNDS LIKE THIS - 1" - OW-619 "SOUNDS LIKE THIS - 2" - OW-620 "DOW'N TO EARTH" - OW-621 "SUNDAY NIGHT AT LONDON ROUNDHOUSE" - OW-622
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
41
20/04/1975

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