Livro para Carmen
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de setembro de 1978
Pouco a pouco, os pesquisadores de música popular estão mostrando seus trabalhos: em Natal Gracio Barbalho, dono do mais importante acervo de discos 78 rpm, da fase mecânica, prepara um livro sobre a música popular brasileira nos anos 30. No Rio de Janeiro, a Funarte e o Instituto Nacional da Música promovem reedições de obras básicas, há muito esgotadas, como "O Choro" de Alexandre Gonçalves Pinto, "Na Roda do Samba", de Francisco Guimarães (Vagalume), "Chiquinha Gonzaga", de Mariza Lira e "Samba", de Orestes Barbosa. Em São Paulo, o editor Marcos Marcondes investiu quase Cr$ 2 milhões na produção da básica "Enciclopédia da Música Brasileira", 1.190 páginas, dois volumes com milhares de verbetes. Em Santos, o jornalista J. Muniz Júnior pesquisando com seriedade a MPB vem publicando livros importantes como "Panorama do Samba Santista", "Do Batuque à Escola de Samba" e "Sambistas Imortais", que agora reedita enquanto o prepara o volume 2.
Em Sorocaba, um professor apaixonado pela boa MPB, Abel Cardoso Júnior, passou anos pesquisando a vida da cantora Carmen Miranda (1909-1955), num trabalho minucioso e sério, que resultou agora num livro de 494 páginas. Recorrendo a diferentes fontes, buscando aspectos ainda desconhecidos da vida da "Pequena Notável", Cardoso Júnior fez um volume importante para a bibliografia sobre música brasileira, enriquecido com muitas ilustrações e bela capa de Miécio Caffé, outro pesquisador extraordinário, dono de um dos maiores acervos da música brasileira.
Como não encontrou editor para seu livro, Abel financiou a edição de 3 mil exemplares e está vendendo diretamente aos interessados.
Quem se interessar é só enviar um cheque ou vale postal em seu nome, no valor de Cr$ 200,00 ao seguinte endereço: Rua Fernando Costa, 129, CEP 18100, Sorocaba, SP.
Enviar novo comentário