O jazz nos saxes
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de agosto de 1984
Instrumento da maior sonoridade, que possibilita a descrição de imagens sonoras dificilmente obtidas através de outros meios, o saxofone é o que se presta às melhores modulaçoes Jazzísticas. Dentro desta primavera de lançamentos excepcionais, no campo do jazz, Temos alguns momentos históricos em gravação realmente imperdíves. De princípio, o som único e para muitos inigualável de Ben Webster (1909 - 1973), numa seleção de seus melhores momentos em ''Ballads'' (Verve/Polygram), álbum duplo realizado com o esmero que caracterizou sempre os trabalhos de Norman Granz.Somando-se aos àlbuns duplos de Charlie Parker (1920-1955) e Ella Fitzgerald (interpretado as canções de Rodgers& Hart) esse lançamento da sequência ao banquete jazzìstico que a polygram vem oferecendo aos apreciadores brasileiros. São sessões historicas quais bem Webster gravou com BillY Strayhorn (1915-1967), ao piano: Tony scott, na bateria, com aranjos para cordas de Ralph Burn:ou, num bloco mais conhecido ("My Funny Valentine","Lo's Awaay" e "Sophisticated Lady ", exibindo -se com teddy Wilson ao piano ;Ray Brown, no baixo;e jo Jones ,na bateria. A presença marcante do arranjador Ralph Burns dà a esse àlbum um sentido històrico do saxofone no jazz.Capìtulo que teve sempre em Gerry Mulligan (Nova Iorque,06/04/1927) uma dos mais românticos interpretes, especialmente em sua fase wes coast dos anos 50, como se pode comprovar atraves das secçoes gravadas em 27 de agosto de 1951 , incluidas no elepê "mulligan Plays Mulligan" (Prestige / Ariola),agora reeditado no Brasil.
Temas como "fundhouse " Rondhouse " e "Mllenium" renascem nesse àlbumem que diferentes (e òtimos) intrumentista com resultado exelentes.
Para quem aprecia o saxofone è indispensavel tambèn ouvir a legendaria formação arregimentada por stan Getz,que em 8 de abril de 1949 convidou quatro outros virtuosos deste instromento -Zoot Si`ms. Al Cohn, Allen Eager e Brew Moore, chamados "Four Brothers", para uma seção de gravação com a participação de Walter Bishop (piano), Gene ,Ramey (baixo),Charlie Perry (bateria) e interpretado apenas 4 deliciosos temas: "Five Brothers", "Four And One Moore ", "Battleground" e "Battle of The Saxes". Estes três àlbuns já satisfazem o apreciador do saxofone no jazz, mas hà tambèn outras preciosidsades que registraremos nas pròxima semanas.
"
Enviar novo comentário