Crise & Soluções, segundo Jaguaribe
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de setembro de 1974
Os grandes problemas nacionais, representados pela persistente marginalização da grande maioria de nossa população, excluída dos benefícios do crescimento econômico, que tem apenas incrementado a concentração da riqueza, aumentando em conseqüência, as desigualdades sociais; a exacerbada dependência do Brasil diante dos países centrais, expressa pela ampliação dos índices de desnacionalização de nossa economia e pela crescente subordinação tecnológica exigem a celebração de um novo pacto social que permita ao país enfrentar, com êxito os novos desafios que lhe estão sendo lançados. Esta é a tese de Hélio Jaguaribe, professor de Ciência Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, autor de numerosos livros, defende em "Brasil: Crise e Alternativas", que a Zahar lançou há poucos em sua Biblioteca de Ciências Sociais.
HERBERT MARCUSE, filósofo de reputação internacional, nascido na Alemanha mas radicado nos EUA e que há alguns anos - no auge da contestação universitária teve suas idéias (principalmente "Eros e Civilização" e "Contra-revolução e revolta") muito discutidas pelas novas gerações universitárias, analisa em "A Ideologia da Sociedade Industrial/O Homem Unidimensional" - cuja quarta edição aparece pela Zahar - a possibilidade de utilização plena das aptidões e recursos da sociedade moderna para o máximo desenvolvimento e satisfação das necessidades e faculdades individuais, advertindo que sua teoria se opõe a toda metafísica, uma vez que teoria social é teoria histórica, e história é o domínio da possibilidade do campo da necessidade. Tradução de Giasone Rebua, 235 páginas.
HISTÓRIA DE ROMA - Escrita por um especialista, Michael I. Rotovtzeff, de quem a mesma editora (Zahar) já lançou "História da Grécia", este livro inclui-se entre os clássicos do assunto, não só pela exposição cronológica detalhada dos principais fatos que assinalaram a evolução de [Roma] e da civilização romana, como também pela análise interpretativa desses fatos. Com domínio absoluto do assunto Rostovtzeff examina em profundidade as causas daquela evolução em todos os seus aspectos básicos: o social, o econômico e o político. 3ª edição, tradução de Waltsensir Dutra.
SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO - Reconhecido como um dos principais métodos de serviço social, uma vez que a comunicação [autêntica] do indivíduo se torna completa através de seu grupo, Gisela Konopka estuda neste livro, de forma teórica e prática, esse poderoso instrumento de ajuda, especialmente nos campos da saúde mental e da [delinqüência]; além dos serviços comunitários. Gisela Konopka formada pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, fugiu do nazismo e é hoje professora da Universidade de Pittsburgh. [Ciências] da Administração. Zahar, 3ª edição, tradução de Adolpho J. Silva.
ORATÓRIA EFICIENTE DE HOJE - Este livro atende aos reiterados apelos dos antigos alunos de Ignez Barreto Correia D'[Araújo] no Instituto Brasileiro de Cidadania e Administração. O êxito do seu curso foi absoluto e surgiu então o apelo de todos para que um livro abordasse a Exposição Oral, em todos os seus aspectos, dizendo da eficiência na oratória do discurso, na sua estrutura, no seu esquema, na sua composição e na sua expressão. Foi válida a insistência porque o livro de Ignez Araújo é um manual destinado a profissionais de nível superior, a homens de empresa e a universitários que careçam de técnicas básicas para bem expressar oralmente o pensamento. 304 páginas, Cr$ 30,00, livraria Agir Editora.
Enviar novo comentário