Espanha é aqui com a arte das gitanas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de abril de 1992
Reflexo ou não do ano-Espanha - na qual multiplicavam-se eventos da maior importância que colocam o país ibérico na maior evidência (Expo 92, Olimpíadas, 500 anos da descoberta da América), os curitibanos também começam a ter uma maior opção de eventos culturais-gastronômicos com aquele país.
No último fim-de-semana, de quinta a sábado no Bourbon, ocorreu um festival gastronômico, que teve a direção do mestre-cuca Pepe de La Galicia e, artisticamente, a participação de um excelente grupo de artistas espanhóis. Marton Abreu, 40 anos que está completando hoje, diretor da cadeia, dentro de uma programação de movimentação dos hotéis Bourbon em Curitiba-São Paulo-Foz do Iguaçu, supervisionou este festival - cujo êxito já estimulou uma nova promoção - desta vez voltada a cozinha francesa - para dentro de seis semanas. Posteriormente, outros países - Itália, Alemanha, Japão etc. serão incluídos num calendário regular.
xxx
Já o "La Cibeles" - restaurante típico espanhol que após ter funcionado durante anos na Rua Padre Anchieta, foi reaberto no final do ano passado na Avenida Visconde de Guarapuava, 1403 (fone 263-1673), vem não só mantendo shows diários ligados a música e dança espanhola, como produzindo espetáculos especiais. Amanhã, em única apresentação, a partir das 21h30 [horas] ali acontecerá "La Note Gitana", com o grupo Gitanila de La Tierra com direção de Maria Emília Figueiredo, as bailarinas que normalmente, em performances individuais ou em duo ou trio ali mostram sua arte - ao som do violão flamenco de Fabiano Carlos Zanin - estarão com um espetáculo de maiores pretensões. Com novo guarda-roupa, cenografias especialmente desenvolvidas, as belas e sensuais integrantes do Gitanilla de LA Tierra apresentarão durante 60 minutos um espetáculo de luzes, cores e sons que remetem as noites espanholas: Arialva Muaimi, Ana Cristina Barros, Cintia Ruela, Karim Chapas, Katia Simões, Luciana Pentegrila, Maria Emilia Figueiredo e, um único bailarino, Eduardo Dias. Wilson Baltazar, 29 anos, dono da casa, vivência internacional - por anos morou na Europa, EUA, Canadá, descendente de espanhóis, pretende, mensalmente, ter novas atrações na casa, "mais do que um ponto gastronômico, um espaço cultural" garante.
LEGENDA FOTO
Arialva, Ana Cristina e Luciana, do grupo "Gitanila de LaTierra": hoje, única apresentação de "La Note Gitana" no Cybeles.
Enviar novo comentário