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Aramis

Goteiras nos museus, teatro sem elevador. Pobre Paraná!

Preocupado em realizar uma "administração iluminada, em renascimento cultural no Paraná" - como tem, exaustivamente, repetido em dezenas de discursos desde que foi escolhido pelo governador Álvaro Dias para a pasta da Cultura, o advogado Renê Dotti tem uma responsabilidade maior em suas mãos: apesar da época de crise, do orçamento em vermelho, sensibilizar o governo para que a Biblioteca Pública do Paraná ganhe os dois andares que, projetados há 34 anos, estão à espera de uma administração realmente preocupada com a nossa vida cultural. xxx Independente de propostas de criação de bibliotecas em bairros e outras fórmulas capazes de desafogar o movimento da unidade central, o fato é que não se justifica que existindo estrutura capaz de suportar mais dois andares, a BPP não cresça em pelo menos mais quatro mil metros quadrados. Incrível, fantástico, extraordinário: até agora, não foi encontrado o projeto arquitetônico do prédio, uma das alegações pela qual não se pensou ainda, de forma concreta, na execução de obras de ampliação. Se o próprio projeto do prédio da Biblioteca Pública do Paraná - organismo que deve guardar parte da memória do Estado - não é localizado, imagine-se a documentação técnica dos outros prédios públicos do Estado! xxx O secretário Renê Dotti alimenta muitos sonhos culturais. Criou mais de uma dezena de grupos de trabalhos para assessorá-lo, tem falado muito e bonito em torno de projetos que, realmente, são importantes para o Estado - tão sofrido em termos da administração pública no que concerne a arte e cultura, após a catástrofe que foi o governo José Richa. Entretanto, muito mais importante do que se pensar em organismos altamente discutíveis - como a Fundação Estadual do Livro (destinada a semanais, um cabide de empregos e de gastos supérfluos dentro da paquidérmica estrutura da SEC) seria de se pensar em canalizar recursos para obras de fato, que se fazem indispensáveis. A ampliação da Biblioteca Pública do Paraná é uma delas. Outra seria a conclusão do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, inaugurado há 13 anos e que ficou incompleto. A instalação de pelo menos um dos quatro elevadores que o arquiteto Rubens Meister projetou para o grande auditório. Deficiente físico, o próprio Rubens Meister tem dificuldades para chegar à platéia do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. Milhares de deficientes físicos jamais foram ao teatro pela inexistência de um elevador. O acesso ao primeiro e segundo balcão é impossível para pessoas idosas e com problemas cardíacos. Não é de hoje que se fala neste problema de acesso ao grande auditório. Sucessivas administrações tem feito ouvidos-de-mercador e preferido estourar milhões de cruzados em discutíveis produções com o balé Guaíra - merecedor de toda atenção, sem dúvida - do que pensar em resolver problemas de fato. Alegações existem muitas. Vontade de solucionar os problemas é que são elas. xxx Os museus da cidade estão com goteiras que colocam em risco os seus já precários acervos. A Biblioteca Pública há muito não recebe atenção que merece. O grande auditório do Teatro Guaíra não tem um único elevador - e seu bar-bomboniere é uma vergonha em termos de apresentação e atendimento, parecendo mais um botequim de beira de estrada. Entretanto, há quem fale em produções caríssimas, assim como, no início deste ano, se dinamitaram mais de Cz$ 5 milhões para tentar transformar o velho Palácio São Francisco num "Museu de Arte do Paraná" - hoje abandonado e mais um elefante branco na administração pública do Estado.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
17
26/06/1987

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