Jamil, o moço que reúne os budistas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de junho de 1991
Quem espera encontrar no idealizador e organizador do Congresso Brasileiro de Budismo Tibetano / I Congresso Nacional Para Auxílio do Tibete (Templo Amorc da Ordem Rosacruz, Bacacheri, dias 8 e 9 de junho) um monge budista, ou ao menos um tipo místico e envelhecido, com a sabedoria milenar do místico oriente, terá uma surpresa.
Quem idealizou estes dois eventos paralelos é um jovem, tranqüilo e sobretudo modesto, filho de pais árabes, nascido e radicado em Ponta Grossa: Jamil Soloum Júnior, 20 anos a serem completados somente em 1o de novembro.
Confessando que seu interesse pelo budismo e cultura tibetana surgiu há sete anos, Jamil não a ficou apenas na leitura de todos os livros, em português e espanhol, que conseguiu obter sobre o assunto. Organizadamente, passou a corresponder-se com pessoas mais velhas e igualmente interessadas por budismo e sensíveis ao drama vivido pela população do Tibete após as invasões sofridas. Assim, nasceu a idéia de criar a Instituição para o Auxílio do Tibete que se consolidou em setembro de 1990 após ter feito algumas palestras nas quais, surpreendentemente encontrou apoio (*).
Com recursos próprios - e pequenos patrocínios da Guerreiro Livros Técnicos, Kluger Artes Gráficas (de Castro) e Hotel Deville, mais a generosa contribuição de seu pai, próspero comerciante pontagrossense, Jamil decidiu reunir em Curitiba membros do Centro de Dharma Shi-De-Choe Tsog, de São Paulo, fundado pelo Lama tibetano Ganchen Rimpoche, é que vem propagando o Budismo Tibetano para todos os interessados (em São Paulo há também o Instituto Nhinga e no Rio o Centro Dharma Shi-De Choe Tsog).
Para participar do encontro no próximo fim-de-semana já confirmaram a vinda o tibetano Lhundrup, 27 anos, e também um mestre italiano, Francesco Frezeli.
Tonio Luna, jornalista e homem de promoções, apresentador do programa "Bom [Dia] Paraná" (TV Paranaense), mas também um dos mais identificados dirigentes da AMORC, fará a conferência de abertura, que será seguida da exposição da presidente do Centro de Dharma Shi-De Choe Tsog, a psicóloga e musicoterapeuta Isabel Villares Lanz Cesar. Outros estudiosos como Lucia Amaral, Perside Guimarães, Ely Onoue, Neusa Marcia e o escritor americano Montie Cooke, também farão palestras e participarão dos debates. No encerramento, será lida uma mensagem de Sua Santidade e XIV Dalai Lama, líder espiritual e Temporal do Tibete e Nobel da Paz de 1989.
xxx
Com extrema modéstia, confessando que " sou apenas um jovem, tentando realizar um ideal e buscando o caminho do coração, com a dignidade da humildade num aprendizado comum", Jamil Soloum Junior, cita um poema de Elena Petrovna Blavatsky (1831-1891), ocultista e poeta russa, que em 1856 foi ao Tibete e ali viveu sete anos (posteriormente fez parte do círculo de Allan Kardec, em Paris), para explicar sua preocupação de realizar este encontro de pessoas de fé:
Se não puder ser o Sol,
sê um planeta humilde
Sê humilde.
Se não podes ter a Sabedoria
Sê mais humilde ainda,
quando tiveres conquistado
A sabedoria.
Nota: (*) A inscrição para o Congresso custa Cr$ 4 mil ( "será a renda para cobrir as despesas", explica o organizador) e pode ser feita na Livraria Ao Livro Técnico (Shopping Center Itália) , na Ordem Rosacruz (Amorc) ou pelo fone (0422) 24-4762 - Ponta Grossa-Pr.
LEGENDA FIGURA - Símbolo da Instiruição para o Auxílio do Tibete, entidade fundada em Ponta Grossa e que promove um congresso budista no Templo AMORC no próximo fim-de-semena. O símbolo representa o CHORT'EN, imagem budista que significa esotericamente "Ascenção Espiritual do homem".
Enviar novo comentário