LIVRO
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de fevereiro de 1973
José ramos Tinhorão, jornalista de larga experiência, vem prestando trabalho dos mais meritórios em favor de nossa música popular. Dedicado a pesquisa e interpretação sociológica da MPB, Tinhorão desenvolve uma obra das mais representativas. Inicialmente de forma avulsa, nas páginas do Caderno B, do "Jornal do Brasil", entre 1961-66, com a coluna "Primeiras Lições de Samba" e posteriormente enfeixando seus estudos em livros polêmicos: "Música Popular - Um Tema em Debate"(Saga, 1966; JCM, 1969); "O Samba Agora Vai... (A Farsa da Música Popular no Exterior), (JCM, 1969), ao qual agora vem somar-se mais dois volumes: "Música Popular de Índios, Negros e Mestiços", ambos lançamentos da Vozes. Há mais de 15 anos, Tinhorão começou a reunir material para uma projetada "Historia da Música Popular". Paralelamente ao seu trabalho nas redações de jornais e revistas, juntou recortes, fotografias, depoimentos e adquiriu discos e partituras que o transformaram no dono de um dos maiores acervos de documentos ligados à música popular já reunidos no Brasil. Assim, Tinhorão teve condições de fazer um objetivo levantamento das relações entre a música popular com o nosso teatro e cinema, que mesmo sujeito a eventuais falhas, se constitui no primeiro trabalho do gênero, transformando-se em útil manual de consulta para quem estiver preocupado com as origens de nossa MPB. Já em "Musica Popular de Índios, Negros e Mestiços", Tinhorão faz um mergulho ainda mais profundo, procurando traçar a história das primeiras manifestações musicais no Brasil, mergulhando no Interior e nos primeiros núcleos de colonização. Sem dúvida, dois livros dos mais importantes para nossa até hoje raquítica estante de Música Popular.
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