A Loba catarinense chega em videoteipe
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de abril de 1986
A produção em vídeo independente, nos mais diferentes gêneros - ficção, documentário, animação etc. - tem crescido muito no Sul. Tanto é que Claudinho Pereira, da TV Guaíba, idealizou a I VideoPô, em Porto Alegre e, antes mesmo que seu projeto deslanchasse, uma firma local, a Provídeo, organizou a I Mostra de Vídeo Independente, que se realiza neste fim de semana. Infelizmente, por falta de tempo, os jovens que têm realizado algumas experiências em vídeo independente em Curitiba não tiveram tempo de inscrever seus trabalhos nesta mostra não competitiva. Em compensação, um dos trabalhos que ali representará a produção catarinense - "Loba", de Mauro Faccioni Filho, estará também sendo apresentado em Curitiba neste fim de semana (Cinemateca do Museu Guido Viaro, hoje a domingo, 20h30min).
xxx
Paranaense de Maringá, radicado em Florianópolis há 6 anos, Faccioni Filho, 23 anos, começou como superoitista ("Conflito", 1982; "Em Casa", 1984) e formando-se em engenharia elétrica decidiu permanecer na capital catarinense. Com apenas Cz$ 2 mil - "mas o entusiástico apoio do elenco e equipe" - realizou entre 13 a 31 de janeiro as filmagens, em vídeo-tape, deste primeiro longa-metragem. Construído em cinco blocos, com personagens sem nomes - a linguagem é vanguardista e o simbolismo começa no próprio título, como explica: "É o contexto animal da palavra e a sua relação forte com o trabalho que me despertaram para a opção. Portanto não há nenhum lobo na história de 'Loba'".
Assim como Altenir Silva (Bolinha) fez em seu tape "A Revolução dos Brasis", no qual partindo do personagem Emílio de Menezes, fragmenta toda uma anárquica narrativa, também Mauro Faccioni não se preocupou em realizar uma obra convencional. Ao contrário, usando a liberdade de fazer uma produção independente, sem compromissos com o mercado tradicional, criou e desenvolveu uma proposta extremamente pessoal que após sua estréia nacional em Florianópolis, no dia 8 de abril último, tem agora três exibições na Cinemateca, do Museu Guido Viaro.
LEGENDA FOTO - "Loba", um vídeo catarinense em longa-metragem: na Cinemateca, neste final de semana.
Enviar novo comentário