Mestre Toscanini chega numa coleção de videos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de agosto de 1991
O sonho de todo apaixonado por música & imagens é possuir um dia domesticamente aquelas coleções de videodiscos que nos mais futuristas players oferecem a perfeição audiovisual. Produzidas até hoje apenas no Japão e Estados Unidos os vídeodiscos são privilégios de uma minoria (das minorias) de altíssima renda que pode importar tal sofisticação. Cópias piratas de videodiscos em vídeos comuns tornaram-se alternativas que muitos utilizam - mas longe da perfeição de reprodução original.
Como a pirataria existe, algumas gravadoras de maior visão estão ao menos oferecendo em vídeos selados o que dispõe em seus acervos musicais com imagens. A BMGM Vídeo, divisão da BMG Ariola Discos - e que tem como representante local a atenciosa Vania Teixeira - decidiu disciplinar melhor seu catálogo inicial destinado ao público que curte vídeos musicais, com opções para os diversos paladares.
O mais audacioso projeto é o que chama de "The Toscanini Collection", que nos Estados Unidos começou com dois títulos: "Aida", de Verdi, com a participação de cantores líricos como Herva Nelli, Giusepe Valdengo e Richard Tucker e a "Sinfonia nº 9, em Ré Menor", de Beethoven, com s Sinfônica da NBC - ambos sob a regência de Arturo Toscanini.
No Brasil, a BMG Vídeo está lançando, para sentir o mercado, a Sinfonia de Beethoven - mais conhecida como "A Nona de Beethoven", tão popularizada que originou (a partir de um de seus movimentos) até um sucesso popular, "A Song of Joy". A gravação foi realizada em 1948, quando a Sinfônica da NBC apresentou-se em Nova York mas com imagens já transmitidas. No total, foram mais de dez horas de gravações, que estão sendo editadas em vídeo e CDs.
Este primeiro vídeo parte do ambiciosos projeto "The Toscanini Collection", que promete o lançamento até 1992 - quando, se vivo, Toscanini completaria 125 anos, de 82 compact-discs, 81 fitas-cassete e laser discs e os dez concertos gravados pela NBC em vídeo VHS.
As gravações realizadas por Toscanini para a então RCA Victor foram feitas entre os anos de 1920/21 (no Scala de Milão), 1926-36 (com a Filarmônica de Nova York), 1937/54 (com a Sinfônica da NBC) e ainda a série de 1941/42 (com a Orquestra de Filadélfia).
Para uma outra faixa de público, a BMG Vídeo está lançando o "Wild Live" com o Erasure, considerado o duo tecnopop mais importante do momento. Gravado ao vivo na Docklands Arena em dezembro de 1989, ao fim de uma turnê (do álbum "Wild"), durante o qual foi visto por mais de 250 mil pessoas, neste vídeo estão 23 músicas. O vídeo documentando o Erasure - formado por Vince Clark e Andy Bell - tem 90 minutos e foi dirigido por Gavin Taylor. Basicamente, o mesmo show que o duo mostrou em São Paulo e Porto Alegre em abril de 1990. Está explicado porque, naquela ocasião, leões-de-chácara impediram até fotografias do espetáculo.
Lisa Stanfiels é outra roqueira que esteve no Rock In Rio II e que agora pode ser apreciada no vídeo "All Around The World". As canções foram gravadas durante um concerto de Lisa no NEC de Birminghan, capturando todo o envolvimento e vitalidades de suas performances - e destacando sua beleza. Com cinco anos de carreira, ex-vocalista do grupo Blue Zone (ela, Andy Morris e Ian Devaney), só em 89 Lisa fez seu primeiro lp.
Embora os jazzófilos anda não tenham sido lembrados pela Ariola, ao menos um instrumentista que pode ser ouvido por quem gosta de jazz aparece neste primeiro pacote de vídeos: é o aclamado saxofonista Kenny G ("Live"), que destaca sucessos como "Songbird", "Shilhouette" e "Against Doctors Ordens", além de participações especiais dos amigos Dudley Moore (famoso por "Arthur, o milionário sedutor", mas que também é bom pianista) e o cantor Michael Bolton, Kenny G já foi escolhido pela Billboard como o melhor artista de jazz contemporâneo (1990) e seu último elepê - lançado nos EUA e programado para breve no Brasil é "Montage".
Um vídeo histórico: "At The Isle Of Wight" com o mais lendário guitarrista pop, Jimmi Hendrix (1943-1970), registrado em 30 de agosto de 1970, poucos dias antes de sua morte (por overdose) durante o festival pop na ilha de Wight. Com 66 minutos, exibe algumas das melhores e mais impressionantes interpretações de Jimmi como "Spanish Castle Magic", "All Along The Watchtower", "Voodoo Chile" e "Freedon". Gravado com multicâmera 35mm, sendo posteriormente restaurado e sua trilha sonora, este vídeo dirigido por Murray Lerner documenta também um dos maiores encontros de jovens na era da paz & amor (e muita droga): 500 mil pessoas estiveram em Wight, há 21 anos passados.
Enviar novo comentário