Moscou e Califórnia nas telas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de junho de 1991
Um projeto que poderia ter sido iniciado há meses - o convênio que inclui Curitiba no circuito de filmes de artes da distribuidora BelasArtes, só agora viabilizou-se: o melhor da produção européia (com eventuais representantes do terceiro mundo) estarão exclusivamente no cine Luz, cuja programação deixa de ser responsabilidade da Fucucu e passa a ser orientada diretamente pelo cineasta (nome importantíssimo da nouvelle vague, realizador de ao menos um clássico: "A garota dos olhos dourados") Jean Gabriel Albicoco. Para começar esta programação, estréia "Taxi Blues" (URSS França, 1990), de Pavel Longuine, que como "A Pequena Veran", é um filme representante da produção cinematográfica soviética pós-Gorbatchev. "Ao contrário do realismo socialista, pesado, moralista, chatíssimo, os novos filmes assumem a denúncia de uma face realista da URSS de nossos dias. Embora sejam modestos, irregulares e até cansativos em algumas vezes são obras importantes de serem conhecidas. As comparações entre "Táxi Blues" com "Táxi Driver" (Martin Scorcese, 1976) são um pouco exageradas, embora haja similitudes: Scorcese mergulhava no submundo novaiorquino; Pitchoul tenta fazer o mesmo em Moscou.
Allen Ator - Dois filmes refletindo a California rica: "Luta de Classes em Beverly Hills" de Paul Bartel (cine Groff) e "Cenas de um Shopping" de Paul Mazursky (Bristol). Irreverente, vindo do trashmovie, Bartel veio ao último Festrio para a pré-estréia deste seu "Scenes from the Class Struggle" que aborda encontros & desencontros sexuais de gente financeiramente tranqüila mas muito pinel de cabeça no bairro de maior renda per-capita deste universo. No elenco, há uma belezinha que tenta fazer rir - Jaqueline Bisset, aparecendo no elenco Paul Mazursky que, coincidentemente é o diretor de "Cenas em um Shopping" (Scenes from a mail), a estréia mais interessante desta semana (Bristol).
Cineasta irregular (por exemplo, o filme que rodou no Brasil, há 5 anos, "Luar sobre Parador", com Sônia Braga, foi um desastre). Paul Mazursky acerta quando volta seu olhar para o american way of life como fez já em sua estréia há 22 anos no avançado (para a época) "Bob & Carol & Ted & Alice"(no qual abordava o swing (troca de casais).
Como Woody Allen, Mazursky é um curtidor de mestres europeus (Frederico Fellini chegou a fazer uma ponta num de seus filmes) e agora decidiu reverenciar o sueco Ingmar Bergamn propondo uma versão americana, como comédia de "Cenas de um Casamento". Woddy Allen, deve ter gostado do roteiro pois fazendo algo raro - aparecer apenas como ator (a última vez havia sido em "Testa de Ferro Por Acaso") aceitou ser apenas o atrapalhado Nick Fiffer, que decide comemorar o 16o aniversário de casamento com Déborah (Bette Midler) de uma forma bem americana: fazendo compras num shopping sofisticadíssimo. Ele realizado advogado na área de esportes; ela uma bem sucedida psicóloga, autora de um best-seller sobre casamento, explodem em seus vícios & pecados revelados durante uma tarde. O roteiro do próprio Mazursky (e Roger Simon) parece ser competente, a fotografia de Fred Murphy captura a high-techn do consumismo californiano e na trilha sonora do pianista Marc Shaiman entram várias músicas incidentais, inclusive um grupo de rap (Joe Cool & the Coolers). Mazursky faz também uma ponta - como dr. Hans Clava. Um filme que rindo faz pensar e que merece ser visto nesta semana. Outras opções - O bom senso prevaleceu e apesar da renda ter sido mínima na primeira semana, "Estamos todos Bem" de Giuseppe Tornatore - candidato a repetir o feito de "cinema Paradiso" (um dos melhores filmes do ano) e ter renda ascendente no sistema boca-a-boca) continua agora no Cinema I. Vamos ver se o público desta cidade dita universitária se liga e vai assistir este nostálgico, belíssimo e inteligente filme estrelado por Marcello Mastroianni e com a veterana atriz francesa Michele Morgan num papel de tirar lágrimas dos espectadores mais sensíveis. Outros bons filmes continuam em cartaz: "O Silêncio dos Inocentes" (Plaza), "Cyrano" Ritz) , "Edward - Mãos de Tesoura" (Astor), "Dança com Lobos" (Itália) enquanto retorna no Lido II e Literário o excitante "Henry & June" de Lawrence Kasdan - mostrando o menage-a-trois de Henry Miller com duas mulheres quando Paris era uma festa.
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