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Aramis

A importância da música no bom cinema brasileiro

Durante o XII Festival de Cinema de Gramado, em abril último , um dos aspectos discutidos extra- oficialamente - mas que deveria ter motivado ao menos uma mesa-redonda - foi a questão da músia no cinemam nacional. Por uma feliz coincidência , estavam naquele festival alguns dos mais expressivos compositores que vem trabalhando em trilhas sonoras: o paranaense Arrigo Barnabé ( " Tensão no Rio") , o mineiro Tavinho Moura ( " Noites do Sertão" ) , o paranaense Denoy de Oliveira ( tembém diretor e ator, realizador do premiado " O Baiano Fantasma") e o pernanbucanos Marcus Vinicius ("A Próxima Vitima"). Diversas questões , tais como a partici[ação do compositor no efetivo desenvolvimento da trilha , as limitações para executr o seu trabalho ( geralmente é convocado quando o filme está praticamente pronto e com o orçamento estourado ), as diferanças entre músicas originais e a montagem de temas diveros , além dos aspectos legais, autorais, que protegem a criação , são itens que chegaram a serem agendados para uma reunião que acabou não acontecendo , frente a miltiplicidade de eventos - paralelos - mas que deverá justificar um encontro dos compositores que tem feito trilhas sonoras, possivelmente em São Paulo - ou,, caso seja possível, constar do programa de trabalho de um p'roximo festival , talvez o de Brasilia , no último trimestre do ano. Isto porque, Marcus Vinicius , um dos mais talentosos , compositores - além de seu premiado dramaturgo ( venceu por duas vezeas o concurso do SNT ), que detém uma natural liderança entre assunto - numa antes levantado pela simples razão de que só o últimosanos os filmes brasileiros passaram a ter - trilhhas sonoras especialmente criadas . Afinal , por décadas ( e isso ainda acontece em inúmeras produções ), na hora de montar a banda sonora , o produtor simplesmente reúne alguns temas pirateados de graváções comerciais em monta, a seu bel prazer , uma "trilha". xxx Aos 36 anos , três elepês de altissimo nível com suas músicas mewia dúzia de trilhas sonoras realizadas ( atualmente trabalha em "O Evangelho Segundo Teotônio Vilela", deocumentário de Vlademir e Carvalho ), Marcus Vinicius doi o braço direito do histórico produtor Marcos Pereira ( 1931 01981 ), na segunda fase de sua gravadora , responsável pela qualidade de dezenas de produções ali realizadas . Atualmente . Marcus Vinicius pssui um estúdio de gravação , no qual ao lado de trabalhas publicitários ( jingles, spots etc. ), generosamente tem realizados boas trilhas sonoras para amigos, cobrnado apenas so custos técnicos. Isto o faz uma das personalidades mais importantes quando se discute a questão da música para o cinema, dentro das dificuldades que cercam a produção no Brasil. Em gramado, Marcus Vinicius era o favorito para receber o "Kikito"de melhor trilha sonora pelo seu excelente trabalho e, " A Próxima Vitima. ( Cine Groff , 5 sessões ). Criando uma trilha originalíssima , nervosa, com grandes efeitos - lembrando mesmo o antológico trabalho que Bernard Hermann ( 1919-1976) realizou em "Taxi Drive" ( 1976, de Martin Scorcese). A trilha sonora deste filme de João Baptista de Andrade - um policial mostrando o lado cruel de São Paulo, tendo por cenário as eleições de 1982, - esté, em nosso entender, entre os mais criativos trabalhos realizados no gênero. Cada sequência tem a sonoridade integrada, os temas dos personagens são bem marccados e o resultado é excelente. Infelizmente, o trabalho de Marcus Vinicius acabou não sendo premiado , já que a comissão julgadora se entusiasmou por dois outros, igualmente de méritos - mas desenvolvidos em linhs diferentes: o mineiro TaVINHO Moura, com seu lirismo e, "Noites de Sertão", e o tema central, "Coração de Estudante" ( Milton Nascimento ? Fernando Brandt ), que num arranjo perfeito de Wagner Tiso, emoldura a dramaticidade do excelente "Jango" ( Cine Lido I , a partir de hoje , 5 sessões ). Realmente foram três trilhas sonoras significativas, todas de valor - o que deve ter tornado bastante dificil a opção da comissão julgadora . Entretanto , considerando que o capitulo da música para o cinema brasileiro tem sido até hoje pouquissimas referências críticas, passando na maior parte das vezes desaparcebido, achamos importantes aqui destacar o trabalho musical que Marcus Vinicius fez para " A Próxima Vitima", um filme de extremo vigor , com um , roteiro perfeito e excelentes interpretações - Antonio Fagundes Gianfranciesco Guarnieri, Othon Bastos, EsterGóes, Aldo Bueno ( melhor coadjvante em Gramado) e a reveleção de garota Mayara Magri , como a prostituta Luna ( também premiada cim uma menção honrosa em Gramado ). " A Próxima Vitima", em seus diferentes aspectos , com porta amplas , longas e necessárias análises, mas hoje aqui ficmos em sua banda sonora. Pena que na pobreza da Industria fonográfica brasileira, um trabalho como o de Marcus Vinicius não tenha a chance de ser perpetuado em elepê . Aliás , rarás são as boas triklhas sonoras de filmes brasileiros que ganham trancrições em discos comerciais. LEGENDA FOTO - ANTONIO FAGUNDES E GIANFRANCESCO GUARNIERI, em " A Próxima Vitima": um vigoroso filme no Cine Astor.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
12/05/1984

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