A música mundial para a "Paixão" de Gabriel
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de setembro de 1989
Coincidindo com a chegada de "A Última Tentação de Cristo" nas locadoras (lançamento CIC Vídeo, agosto/89, dois volumes), temos a igualmente aguardada trilha sonora criada por Peter Gabriel, ex-Genesis, para o polêmico filme de Martin Scorcese - que, um ano após ser recebido com a maior hostilidade por hordas de radicais e fanáticos religiosos, hoje não assusta ninguém.
Segunda experiência de Peter Gabriel em trilha sonora (a primeira foi "Asas da Liberdade / Birdy", 1984, de Alan Parker - álbum aqui lançado pela Polygram), "Passion", o título é dado aos dois discos (oferecidos num só envelope, Virgin / EMI / Odeon) mas constitui apenas uma parte do projeto. Isto porque, entusiasmado com os sons que buscou em várias partes do mundo para a trilha do filme de Scorcese (gravado in loco no Oriente Médio, África e Ásia), Gabriel chegou a produzir um álbum adicional (assim como fez o nosso Airto Moreira, que realizou um álbum adicional a trilha sonora de "Apocalypse Now", com o material que Carmine Coppola cortou da versão final).
"Passion" foge das trilhas habituais. Como disse um crítico inglês, o trabalho de Gabriel é revolucionário em três tempos pois além de conseguir valorizar as imagens restitui toda a religiosidade do filme e rompe com o padrão de escalas, gamas e ritmos da tradição ocidental. Por exemplo, na faixa de abertura ("the Feeling Begins"), a melodia é interpretada por dois cantores de uma tribo da Armênia - e como a maior parte do material foi processada através de computadores e sintetizadores tocados pelo próprio Gabriel. Que não dispensou, entretanto, a participação de instrumentistas virtuosos como o baterista Bil Cobhan, violinista Shankar, ao lado de artistas telúricos em suas presenças - do brasileiro Djalma Correa (percussão) a Manny Elias (surdos e couros), Doudou N'Daiye Rose (loop de percussão) e o notável Manu Katchê (também na percussão). Envolvendo músicos de vários países, num desenvolvimento extremamente pessoal, "Passion" - que teve sua produção através do próprio Gabriel - já está entre os mais interessantes álbuns do ano.
Evidentemente que "Passion" não é um disco destinado ao público do sucesso fácil. Como adverte a EMI / Odeon - que representa no Brasil a Womad (Mundo da Música, Arte e Dança, etiqueta de Gabriel), Peter não faz concessões às facilidades do sucesso e oferece um trabalho para ser ouvido várias vezes. A capa do álbum é um belíssimo óleo de Gail Colson - que em sua estilização de Cristo, tem toques que lembram a arte do inesquecível Franco Giglio (1937-1982), o grande artista italiano que tanto marcou a nossa vida cultural.
LEGENDA FOTO - Peter Gabriel: pesquisa mundial para a música de "A Última Tentação de Cristo".
Enviar novo comentário