No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de novembro de 1988
A professora Elisa Gonçalves Martins que vinha dirigindo o Serviço de Defesa do Consumidor, em Brasília, está agora na secretaria-geral adjunta do Ministério da Cultura. Continua também na presidência do Conselho dos Direitos da Mulher do Dsitrito Federal. Elisa é professora da Universidade Federal do Paraná e na adimistração José Richa foi uma das vítimas atingidas pela incompetência e ódio na Secretaria da Cultura naquele triste episódio.
Da sra. Mary Faria na tarde de domingo: "Se alguém souber de que o Enéas renunciou a sua candidatura, pode saber que algumas horas depois haverá um velório: eu mato ele se não for até o fim da campanha". Mary Osna Faria tem sido sempre a mais entusiástica cabo-eleitoral de seu marido, passando 20 horas no comitê, coordenando uma grande equipe.
Fany Lerner também praticamente eliminou o sono de sua programação: coordena em tempo integral uma ação firme na campanha de Jaime. Leva a vantagem de ter começado mais tarde e portanto está em melhor forma física na batalha dos votos.
Pelo menos dez bolões eleitorais foram organizados nas últimas horas, na base de Cz$ 4 a Cz$ 20 mil por palpite, em torno de quem será o novo prefeito. Até agora, Jaime Lerner tem a preferência.
Constantino e Mary Comninos, professores da Universidade Federal do Paraná, há muito que são, de fato, os grandes embaixadores da Grécia no Paraná. Prova disto é a organização da exposição "Presença Helênica", que será inaugurada à noite no Solar dos Leões - Espaço Cultural IBM. A mostra não só foi idealizada e coordenada pelo casal Comninos, como grande parte das valiosas peças ali em exposição pertence a família.
Constantino já foi diretor do Departamento Estadual de Estatística, é professor há mais de 20 anos na Universidade Federal do Paraná e é um dos mais organizados estudiosos sobre a evolução política do Paraná, dispondo de um arquivo notável. Aliás, uma área carente de dados referenciais, o que fez com que a segunda edição de "A Política no Paraná" de Pedro Washingtom de Almeida, esgotasse rapidamente, o que animou a fazer uma publicação semelhante sobre as eleições do próximo dia 15.
O Ipardes também teria feito um grande estudo sobre as eleições no Paraná, com múltiplas interpretações. Só que até agora o único jornalista que conseguiu colocar os olhos no trabalho (e obter uma cópia xerox) foi Luis Geraldo Mazza, do Correio de Notícias.
Graças à competência do coreógrafo alemão Bernd Schindowski, o Ballet Guaíra apresentou na semana passada um dos melhores espetáculos de sua história: "A Ronda", inspirado na obra de Arthur Schinitzler, com música de Kurt Weill e Jean Françaix, representou um salto a frente para o grupo oficial de danças do Estado. Sete músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná - Ana Laura Pinto (piano), Luís Fernando Sieciechowiz (flauta), Paulo Nascimento (oboé), Maurício Carneiro (clarinete), Jamil Bark (fagote), José Costa Filho (trompa) e Ricardo Righini (percussão) valorizaram a parte musical do espetáculo.
"A Ronda", agora vista como bailado, já teve duas versões cinematográficas, ambas rodadas na França: "Conflitos de Amor" (1950, com Simone Signoret e Simone Simon), direção de Max Ophuls (1902-1957) e "A Ronda do Amor" (1964, com Jane Fonda e Catherine Spaak), direção de Roger Vadim.
Prima de Débora Dias, a jornalista Márcia Fernandes Lobato, ex-assessora de imprensa do Cefet, fundou a Ágile-Consultoria e Planejamento de Comunicação Social Integrada. A empresa tem planos ambiciosos, tanto é que na sociedade fazem parte mais quatro jovens formadas em jornalismo: Maria Helena Uyeda, India Brandão, Thirsá Tirapelle e Ezilda Moraes. A Agile está instalada na Rua Euzébio da Motta, 506, fone 252-1753.
Tags:
- A Ronda
- Ballet Teatro Guaíra
- Correio de Notícias
- Departamento Estadual de Estatística
- Elisa Gonçalves Martins
- Fany Lerner
- Jaime Lerner
- Jamil Bark
- Jane Fonda
- José Richa
- Kurt Weill
- Luís Geraldo Mazza
- Max Ophuls
- Ministério da Cultura
- O Ipardes
- Orquestra Sinfônica do Paraná
- Paulo Nascimento
- Roger Vadim
- Secretaria da Cultura
- Simone Signoret
- Simone Simon
- Solar dos Leões
- Universidade Federal do Paraná
Enviar novo comentário