O bom guia que ajuda a achar os endereços
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de maio de 1984
A Telepar continua investindo nas guias telefônicas, com capas escolhidas através de concursos entre os artistas plásticos, designers e programadores visuais da cidade. O " Guia de Endereços de Curitiba 84/85", que começou a ser distribuido nesta semana, tem como capa crianças pintando na Rua das Flores, "representando um episódio bem curitibano, o calçadão, com suas rodas de "pinhões", fotalecendo a imagem de nossa Capital"- como consta na explicação do próprio guia.
A autora do trabalho vencedor é Marcia Széliga, estudante da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e que em seu curriculum indica participação em duas edições da Mostra do Desenho Brasileiro, 38º Salão Paranaense e uma mostra individual na galeria do Centro Cultura Brasil Estados Unidos. No ano passado, Márcia criou a capa para o Lp " Águas do Futuro"dos compositores João Gilberto Tatara e Cabelo.
No TV concurso para a capa de Guia de Endereços de Curitiba, o arquiteto Péricles Varella Gomes ficou em segundo lugar enquanto a proposta de Vera Lúcia dos Santos. Programadora visual, ficou em 3º lugar.
A temporada que o pintor Aldemir Martins passou em Antonina, no último Carnaval, traz reflexos; entusiasmado com aquela paradisiaca cidade, surgiu e está empenhado em colaborar na criação de um Salão de Marinha, a ser realizado em janeiro de cada ano.
Para o entusiasmo de Aldemir contou muito o fato de ter tido um anfitrião simbolo da cidade, Guilhotel Camargo, e, numa feliz coincidencia, estarem também em Antonina, durante o Carnaval, outros pintores paranaenses como Rene Bittencourt, Alvaro Borges, Alberto Massuda, Amaury Brandt e Publio Jackson Furiat.
Entre uma caipirinha e um camarão abraçadinho, bons papos que fizeram o Salão da Marinha ganhar contornos. E só não sai antes, porque Aldemir está com um calendário de muitas exposições, incluindo uma em Londres, em maio.
O Guia, com 390 páginas, está dividido em quatro partes: secção de informações turisticas e culturais, lista de endereços, seção de plantas e 52 páginas de páginas azuis ( compras e serviços ). Atualizando os mapas da cidade. Acrescentando as novas ruas, o guia não é apenas útil para se localizar números de telefones. É uma forma prática de se encontrar milhares de endereços, especialmente nas áreas que tiveram maior desenvolvimento urbanistico nestes últimos anos.
Enviar novo comentário