Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de julho de 1980
O PARANÁ, está exportando a sua política de recursos humanos para outros Estados. A Recursos Humanos vem desenvolvendo um programa particularmente dinâmico, pois atende 5% da população estadual - 100 mil servidores e seus dependentes.
Através dos programas de habitação (10 mil contratos já realizados pelo IPE para aquisição da casa própria ou reformas de imóveis dos servidores), inauguração das creches de Londrina, Ponta Grossa e no Centro Cívico em Curitiba para filhos de servidores, atendimento no IPE aos filhos excepcionais, agilização na área médica-odontológica, novo sistema para pensionistas, implantação do Sistema Integrado de Pagamento de Pessoal.
Através deste sistema, na folha de pagamento objetiva-se aperfeiçoar a gerência de recursos humanos do Estado, com avaliação de custos, análise de orçamento, determinação de casos de acumulação de cargos e outros benefícios, além de correção de eventuais falhas nas vantagens de descontos mensais. O seminário franco-brasileiro de armazenagem, promovido pela Fidepar e outras iniciativas, fizeram com que Morgenstern venha recebendo consultas da área dos governos de Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo.
COMO a visita de João Paulo II continua a motivar tudo que se relaciona ao Sumo Pontífice e a Santa Sé, a Summus Editorial relançou << Vaticano: o assalto >>, de Mário Kuperman (270 páginas, Cr$ 320,00). Considerando-se a época da publicação original do livro (final de 1969), o argumento foi uma verdadeiro antecipação da história atual: a ocupação de representações diplomáticas por terroristas. No caso do romance do brasileiro Kuperman, a própria cidade-estado onde o Papa e seus colaboradores habitam, o Vaticano, é tomada de assalto. O crítico Leo Gilson Ribeiro afirmou que << Kuperman conduz o suspense com a tranquilidade e o virtuosismo de um Hitchcook dedicado à literatura >>. Falando no Papa, na Rua XV de Novembro, vendedores ambulantes continuam faturando bem, comercializando fotos do Sumo Pontífice, garantindo que << foram benzidas pelo Santo Padre >>. E há quem acredite...
A República Federal da Alemanha continua a oferecer oportunidades a profissionais das mais diversas áreas para trocas de experiências com técnicas e estágios em entidades naquele país. Três assessores da Secretaria das Finanças - Airton Teixeira Ferreira, Milton Modesto D`Ávila e Álvaro Rodrigues Júnior participaram de 7 de janeiro a junho último de um curso de formação e aperfeiçoamento na administração tributária. O objetivo do curso foi desenvolver projetos de cooperação técnicas entre especialistas dos dois países e durante o tempo que os brasileiros lá estiveram, tiveram uma salutar troca de experiências, na cidade de Herrsching, especialmente nas áreas de direito tributário, organização da administração tributária e formação de pessoal.
Enviar novo comentário