Ópera Tosca é atração-laser no Teatro Paiol
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de julho de 1992
A ópera Tosca, de Puccini, com Plácido Domigo, em vídeo laser, será apresentada no Teatro Paiol, na próxima terça-feira, às 18h20, com entrada grátis, numa promoção do Projeto Música do Banco Real, com apoio em Curitiba do Hotel Bourbon. Antes da apresentação, o diretor de teatro Marcelo Marchioro fará comentários.
A ópera Tosca apresenta Plácio Domingo (tenor), Hildegard Behrens (soprano), Cornell NacNeil (barítono), e Italo Tajo (baixo) Esta requintada montagem, a cargo de Franco Zeffirelli, foi feita em 1985, para o [Metropolitan] de Nova York. Regência da Orquestra do Metropolitan a cargo de Giuseppe Simonali.
(A grande vantagem do vídeo laser é a sua definição da imagem de 425 linhas, contra as 240 do vídeo comum, o que garante um resultado excelente em termos de nitidez).
O drama Tosca, foi inspirada em um fato que teria acontecido na Roma de 1800, à época da luta entre bonapartistas e monarquistas. Sucesso teatral da época, o drama foi eternizado pela competência musical de Puccini. Adaptado pelos libretistas Illica e Giacosa, o drama, transformado em ópera, foi encenado pela primeira vez em 1900 no Teatro Constanzi, em Roma. O local foi escolhido por se situar na mesma cidade onde o fato acontecera um século antes.
A tragédia tem como elementos principais a fidelidade a uma causa libertária (representada pelos personagens Cavaradossi, Tosca e Angelotti), a prepotência de um espírito vil, hipócrata e capaz de qualquer baixeza (barão Scárpia) e o amor (Tosca e Cavaradossi).
Enviar novo comentário