A ópera no cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de outubro de 1984
Pavarotti ou Placido Domingos? Qual o melhor?
As opiniões dos uqe curtem o gênero operístico se dividem, obviamente. Em termos cinematográficos, o espanhol foi melhor sucedido: enquanto "Yes, Giorgio", tentativa de transformar Luciano Pavarotti em um novo Mario Lanza, fracassou internacionalmente, Placido Domingo estreou nas telas com o pé-direito, na versão que Franco Zeffirelli fez para o cinema do "La Traviata" - lançando há poucas semanas no Rio de Janeiro, e a exemplo de outros filmes ópera ("Dom Gionanni","Parsifal") sem data para chegar a Curitiba - onde o público que curte o bel canto é fidelíssimo. Que o digam os entusiastas Josel Mendes, Umberto Lavalle e Hélio Germiniane, entre outros.
Em caprichado álbum duplo, a WEA está lançando a trilha sonora original do filme "La Traviata", produção requintada, estrelada por monstros sagrados da ópera: Teresa Stratas como Violetta Valéry, Placido Domingo como Alfredo Germont, e Cornell Mac Neil como Giorgio Germoni, James Levine rege a orquestra e coro do Metropolitan Opera, O filme -por seu requinte e esmero, está merecendo elogios internacionais. A ópera de Giuseppe Verdi (1813-1901), com libreto de Francisco Maria Piave, baseada em "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas Filho (Paris,1824 - Marly-le-Roi, 1895), publicada em 1948 - tem dezenas gravações. Mas o público que a aprecia por certo não deixa de adquirir agora a trilha sonora de sua transposição cinemetográfica.
Há alguns anos, quando "Dom Giovanni" foi exibido no Rio de Janeiro (aliás, o filme só passou naquela Capital), a CBS editou também um álbum duplo com a trilha sonora do filme que Joseph Losey (1909-1980) realizou com base na ópera de Don Giovanni.
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Placido Domingo pode ser apreciado também na ópera "La Rondine" de Puccini, ao lado de Kiri Te Kanawa, Mariana Nicolesca, Leo Nucci, David Rendall, Lilian Watson e Gillian Kenight, com o Ambrosian Opera Chorus e a London Symphony Orchestra, sob regência de Lorin Mazzel - lançado em julho último, em álbum duplo, na CBS Masterworks.
Já de Liciano Pavarotti, a Polygran acrescenta mais um volume a sua já extensa discografia no Brasil: "Gala Concert", gravado no Royal Albert Hall, de Londres, em abril de 1982. Com a Royal Phillarmonic Orchestra, sob a regência de Kurt Herbert Adler, neste álbum estão árias de óperas de puccini("Recondita armonia" e "E Lucevam le stelle" de "Tosca"; "Nessun dorna" de "Turandot"); Verdi ("Ah, la paterna mano", de "Macbeth"; "Quando la sere al placido...", de "Luisa Miller"); Donizetti ("Fraco poco a me ricovero", de "Lucia di Lammermoor"); Berlioz ("Royal Hunt and Storm", de "Les Troyens"); Cilea ("Lamento di Frederico") e o "Torna a Surriento"(E.De Curtis) - o tema mais popular do álbum.
FOTO LEGENDA - Pavarotti: frustração no cinema
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