Quatro estréias e três boas reprises movimentam semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de janeiro de 1992
Após uma semana sem maiores estréias, afinal começam a acontecer lançamentos atraentes: a partir de hoje, quatro novos filmes entram em exibição, além de três reprises de produções que, no ano passado entraram em várias relações dos melhores: "Encontro com Vênus" de Iztvan Szabo a "Loucos de Paixão" (White Palace), de Luís Mandoki e "O Céu que nos Protege" de Bertulucci.
JACK LONDON (1876-1916) foi um aventureiro que no século passado percorreu os Estados Unidos recolhendo experiências para uma série de romances que se mantém atuais: "Caninos Brancos" (White-Fang) - publicado em 1906 - é um dos livros mais conhecidos e já teve várias versões para o cinema. A mais recente, dirigida por Randal Kleiser, traz um bom elenco - Klaus Maria Brandauer ("Mephisto"), Seymor Cassell (ator favorito do falecido Cassavetes), Ethan Hawke numa produção com esmerada fotografia de Tony Pierce-Roberts e música de Basil Poledouris. O material de propaganda informa que a versão em exibição no Itália foi dublada em português, numa tela visão da Walt Disney Pictures de destiná-lo apenas ao público infantil. O que prejudica a qualidade deste filme de aventuras sobre as relações de homens & cães no Alasca do início do século.
As DUPLAS de personalidade desiguais - geralmente policiais - continuam a render filmes de ação. "Harley Davidson/Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas", de Simon Weincer, com título e personagem que parecem saídos de comerciais da televisão, reúne Mickey Rourke, e Don Johnson a frente de um elenco numeroso, vivendo muitas aventuras para o público que gosta de filmes do gênero. Em exibição no CONDOR.
DUPLO IMPACTO (Double Impact), de Sheldon Lettich, é outro filme para o mesmo público que adora lutas marciais, muita ação e pouco raciocínio. Na frente do elenco o superstar do gênero, Jean-Claude Vandamme, interpretando papel duplo - os gêmeos Chad e Alex, separados aos 6 meses de idade e que se reúnem 25 anos depois para lutarem pela herança que acusou o assassinato de seus pais. História mais óbvia não poderia existir. Em exibição nos cines São João e Bristol.
A BOÊMIA (La Bohéme), tem público certo: os fãs de ópera - que parece aumentar cada vez mais e a juventude que participa da X Oficina de Música. Dirigido pelo veterano Luigi Comencini, 76 anos, com um ritmo lento, esta adaptação da ópera de Giacomo Puccini (1858-1924) com libreto inspirado no romance "Scánes de la Viene de Bohéme" de Henri Murger, traz a soprano negra Barbara Hendricks no papel central e a voz de José Carreras. No Cine Luz, para os fãs do gênero.
LOUCOS DE PAIXÃO, (Lido II) que o argentino Luís Mandoki ("Gagi") dirigiu a partir do romance de Glenn Savan, com a excelente Susan Sarandon (a "Louise" de Thelma e Louise, que continua em exibição agora no Lido I), James Spader, Eileen Breenan, Spiros Focas, Gorey Parker é um filme-emoção, magnífico em seu roteiro (Ted Taylly/Alvin Sargent) sobre o relacionamento de uma garçonete de uma loja de hamburgers (a "White Palace" do título), alcoólatra, 43 anos, pelo qual se apaixona Max Baron, 25 anos, rico e bonito, viúvo que não consegue esquecer (até encontrar Nora, com suas habilidades sexuais) a esposa Janey, morta em acidente de automóvel. Um dos 10 melhores filmes de 91 em nossa relação, LOUCOS DE PAIXÃO merece revisão.
OUTRAS BOAS REPRISES: "O Céu que nos Protege" (The Sheltering Sky), de Bertulucci - que também entrou entre os melhores do ano, no Groff, apenas nas sessões da tarde (14, 16h30) e "Encontro com Vênus" (Meeting Vênus), de Istvan Szabo, com Glenn Close (Guarani).
Nas sessões da noite, o Groff exibe filmes japoneses baseados em obras literárias, programação pesada, difícil, para os que amam muito ao cinema do país do Sol Nascente.
Continuam em exibição "Barton Fink - Delírios de Hollywood", (Ritz), "Top Gang - Azes Muito Loucos" (Astor), e "A Família Adams" (Plaza) - para quem ainda não assistiu.
Tags:
- A Família Adams
- Barbara Hendricks
- Barton Fink
- Basil Poledouris
- Caninos Brancos
- Cinemas de Curitiba
- CONDOR
- Delírios de Hollywood
- Don Johnson
- Ethan Hawke
- Giacomo Puccini
- Glenn Close
- Istvan Szabo
- Jack London
- James Spader
- José Carreras
- Klaus Maria Brandauer
- La Bohéme
- Loucos de Paixão
- Luigi Comencini
- Luís Mandoki
- Max Baron
- Mickey Rourke
- No Cine Luz
- O Céu
- Randal Kleiser
- Sheldon Lettich
- Sol Nascente
- Spiros Focas
- Susan Sarandon
- The Sheltering Sky
- Tony Pierce-Roberts
- Walt Disney
- White Palace
- X Oficina de Música
Enviar novo comentário