Scheherazade & Pavarotti
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de julho de 1989
Dois lançamentos para faixas mais exigentes de público - consumidores da música lírica e clássica: a Filarmônica de Israel sob regência de Zubin Mehta, em nova gravação da suíte sinfônica "Scheherazade", de Nicolai Rimsky Korsakov (1844-1908) e parte do recital que Luciano Pavarotti fez no Carnegie Hall, Nova Iorque, em 1º de novembro de 1987.
Dentro da série CBS Masterworks, que Maurício Quadrio tem sabido selecionar tão bem para o catálogo erudito da CBS, temos o excelente álbum com "Scheherazade", que Rimsky Korsakov compôs no verão de 1888 - e que teve sua primeira apresentação na temporada seguinte em São Petersburgo. O compositor descreveu esta obra como "uma narrativa oriental de algumas das numerosas maravilhas encontradas em contos de fadas diferentes", observando que "para compor "Scheherazade", o programa que me guiou consistiu de imagens e episódios separados, tirados das "Mil e uma Noites", sem relação entre si, dispersos nos quatro movimentos da minha suíte...".
Completando esta edição - co-financiada pela Fundação Cultural América-Israel - foi incluída a "Abertura Páscoa Russa", também de 1888, dedicada por Rimsky Korsakov à memória de seus colegas Alexander Borodine e Modest Mussorgsky. O crítico russo Montanu Nathan declarou que Rimsky Korsakov retratou nessa obra "o contraste entre a celebração da páscoa russa ortodoxa e os ritmos pagãos da qual ela deriva".
xxx
Gravado ao vivo, no dia 01/11/87 e lançada nos EUA no ano passado, a apresentação de Pavarotti no Carnegie Hall, acompanhada pelo pianista John Wustman (edição London/Polygram, junho/89) é mais um documento sonoro para os fãs do mais famoso tenor da atualidade, 44 anos, mostra que não é apenas um especialista na obra de Puccini e Verdi. Em 14 momentos, temos sua voz em temas que mostram peças de Scarlatti, Stradella, Fattorini, Schubert, Guida, Donizetti, Sibela, entre outros autores. Um álbum para finos ouvidos, fazendo a delícia de quem aprecia uma das mais belas vozes líricas contemporâneas.
Enviar novo comentário