Um levantamento nacional dos filmes de qualidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de janeiro de 1992
Completado um quarto de século de edições ininterruptas do suplemento anual com os melhores do cinema e música - marca registrada na edição referente ao ano de 1990 - a abrangência do referendum iniciado em O Estado do Paraná em 1965 passa hoje, definitivamente, a nacional.
A participação dos mais importantes nomes do jornalismo cinematográfico de 8 Estados e o fato de que os lançamentos, de uma forma geral, hoje acontecem simultaneamente (obviamente descontadas exceções), consideramos em nossas relações todos os filmes vistos pelos convidados a integrar este movie-poll - apenas marcando com asteriscos os filmes que ainda não chegaram a Curitiba (*) e os que já haviam sido exibidos em Curitiba em 1990 (**).
Há algumas semanas, o crítico Kenneth Turan, do "Los Angeles Times", observou que "sim, comparações são detestáveis, listas são individuais e atores que recusaram prêmios deveriam receber um Nobel por denunciarem que competição não tem nada a ver com arte! Dez, por que fez? Devemos culpar Moisés por esse número cabalístico ou, quem sabe, os babilônios?".
Sempre bem humorado, Mr. Turan acrescentou - para justificar que este ano, a sua lista ficou reduzida a nove indicações: "Existe assim um fascínio indiscutível pelas listas dos "dez mais". Fascínio para o leitor, que tem um ponto de comparação com seu próprio gosto, e fascínio para o autor, pela possibilidade de revisar o ano com alguma perspectiva. Mas as listas dos "dez mais" são por natureza arbitrárias, estão condenadas a frustrar os envolvidos, inclusive os críticos, tanto pelo que incluem como pelo que deixam de fora".
O redator do influente "Los Angeles Times" está certíssimo em sua análise - ele que, dos filmes indicados, incluiu entre recentíssimas estréias nos EUA, três filmes já vistos pelos curitibanos - "Boyz'n'the Hood", "O Exterminador do Futuro II" e "Thelma e Louise". Ao longo destes 26 anos em que idealizamos e coordenamos este referendum vimos passar diferentes listas, de dezenas de críticos, cinéfilos e estudiosos aos eleitos pelo público, através das maiores bilheterias. Assim, em cada cabeça uma sentença, com as listas refletindo a visão estética, política-social e principalmente pessoal mesmo dos mais sisudos críticos. Este ano, com a participação de críticos de São Paulo (4), Belo Horizonte (1), Brasília (1), Rio de Janeiro (10 - mais a soma da Associação dos Críticos de Cinema), Recife (2) e Porto Alegre (1) - e sete curitibanos - mais uma vez temos indicações diferentes, que, no total relacionaram nada menos que 91 títulos lançados - dos quais, pelo sistema de pontuação (10 para o primeiro colocado, 9 para o segundo, etc) obtivemos as listagens finais dos mais votados - distribuídos no bloco principal (os dez primeiros) e mais uma segunda fornada - dos outros dez mais votados.
Cremos, que desta forma, procuramos manter o maior equilíbrio democrático neste referencial que vale como registro de como foi o cinema nas últimas 56 semanas - no qual, infelizmente, o cinema brasileiro - por razões sobejamente conhecidas - teve uma presença mínima, mas que continua a resistir: prova disto foi que cinco produções tiveram citações (mínimas, é verdade) - "Césio 137", "Dias Melhores Virão", "Stelinha", "Matou a Família e foi a Cinema" e "A Grande Arte" e a realização de festivais de cinema em Brasília, Gramado e Natal - mesmo com a participação dos saldos das produções 1989/90, foi outra demonstração de sobrevivência.
Em 1992 - esperamos - entre os 10 melhores filmes do ano - e, por que não acreditar em milagres? - entre as maiores bilheterias - esteja alguma produção brasileira. Afinal, sonhar não é proibido!
LEGENDA FOTO - "Paisagem na Neblina", melhor filme de 91 (inédito em Curitiba) é uma suave crônica sobre um garoto (Michaelis Zeke) na busca do pai que não conhece.
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