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Aramis

Um LP Perdido com os Achados

O aparecimento de um conjunto como "Achados & Perdidos" (lp RCA, 109.008, julho/74), pode ser entendido, ao lado de um natural oportunismo, querendo desviar um pouco do (imenso) público do Secos & Molhados, antes de sua desintegração, como também um reflexo das dúvidas que atacam uma parcela dos músicos-intérpretes brasileiros, de pouca formação intelectual, no capitalista desejo de fazer sucesso a qualquer preço. Pois tendo-se paciência para se ouvir até o fim o Lp deste trio, cujos nomes dos integrantes não são mencionados na burra nota de Edson Mello na contracapa - nota-se a tentativa desabusada de tentar os mais diferentes gêneros, numa desesperada busca de atingir ao menos "um" tipo de público. O que, evidentemente, dificilmente acontecerá. É compreensível que a Victor, em sua tentativa de reconquistar o mercado de música jovem, o qual dominou por muitos anos (via Elvis Presley, Johnny Rivers e outros ídolos dos anos 50) tenha investido neste trio - pois o impossível às vezes acontece. Mas é que quem nasceu para se perder jamais o caminho para ser consumido a Atacado ou a Varejo, esteja Seco ou Molhado. Perdoem o cretino trocadilho, mas é isto mesmo: não há ao longo deste lp uma faixa de criatividade honesta, num esforço deliberado de produzir uma Música merecedora desta designação. O repertório dos Achados & Perdidos é dos mais fracos, repleto de lugares comuns, variando desde um pretenso estilo nordestino - com "Cauobi do Ceará" de Catulo de Paulo até uma tentativa nostálgica de satirizar o tanto ("Último Calango Tango" de Carlos Odilon), afora uma lusitana homenagem ("Respeito Muito o Povo [Português]", Edson Mello/Carlos Odillon). É de se esperar que no futuro a Victor, através de [seus] produtores, seja mais exigente, pois apesar da necessidade de competir no mercado e procurar um conjunto que se assemelhe aos Secos & Molhados (197201974), nada justifica gastar hoje o raro PVC para prensar lps como este. xxx Com um agradável grupo vocal - The Young Generation, provavelmente de origem inglesa, a RCA lança o [interessante] lp "Photograph" (estereo, 109.7001), com uma seleção de temas de agrado da juventude, mas sem o estridente barulho de guitarras que tanto tem prejudicado a música jovem nestes últimos anos. Mesclando temas de autores já consagrados - como o suave "Top of The World" de Ricard Carpenter/John Bettis, "Goodbye Yellow, Brick Road", de Elton John/Bernie Taupin, "Why, Oh Why, Oh Why" de Gilbert Sullivan, "Photograph" de Richard Starkey - que dá título ao lp - temos faixas menos conhecidas, mas que igualmente podem ser consumidas com prazer: "Daydreamer" (Terry Dampsey), "When Tou Smile"(Ralph MacDonald/William Salter), "Let Me In" (Osmond Bros), "Danein" (On A Saturday Night) (Barry Blue/Linsey De Paul), "Rockn'Robin" (Jimmie Thomas), "Peacemaker" (Albert Hammond/Mike Hazelwood), "Djamballa" (Augusto Martelli) e "Son Of - A - Precher Man" (John Hurley/Ron Wilkins).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
14
19/09/1974

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